Portuguese English French German Italian Spanish
Faixa publicitária

Vítor Gaspar deve apresentar hoje as novas medidas de austeridade

O ministro das Finanças, Vítor Gaspar, deverá hoje explicar numa conferência de imprensa as novas medidas de austeridade a incluir na proposta de Orçamento do Estado para 2013.

A conferência terá lugar às 15.00 horas na sede do Ministério das Finanças, em Lisboa. O ministério escusou-se a confirmar o tema específico da conferência, limitando-se a esclarecer que Gaspar vai falar "sobre o programa de assistência económica e financeira de Portugal".

É no entanto provável que Gaspar anuncie quais serão as alternativas para compensar o abandono da proposta de aumento das contribuições da Segurança Social dos trabalhadores.

Estas medidas foram apresentadas pelo Governo à "troika" no final da semana passada, segundo o porta-voz para os Assuntos Económicos da Comissão Europeia.

Depois de o Governo recuar na proposta relativa às contribuições para a Segurança Social, o primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, sugeriu que as novas medidas poderão passar por um aumento de impostos.

O instituto que gere a dívida pública portuguesa anunciou na terça-feira que irá realizar hoje uma oferta de troca de dívida, de forma a trocar a linha que Portugal tinha de refinanciar em Setembro do próximo ano para outubro de 2015.

VEIROS: Neverland é o mote da 4ª Gala Associação de Jovens Veirenses

Glamour, animação, magia e comédia, são alguns dos componentes capazes de adjectivar a 4.ª Gala da Associação de Jovens Veirenses (AJOV), que vai decorrer este sábado, dia 6 de Outubro, às 22.00 horas, em Veiros, concelho de Monforte.
 
A Casa do Povo vai transformar-se numa Neverland (Terra do Nunca), trazendo à memória as recordações de Peter Pan e Sininho, Capitão Gancho ou o Corcodilo Tic Tac.

Uma decoração única e invulgar que vai sendo uma imagem de marca do evento e que serve de cenário aos mais de 32 nomeados, em 16 categorias bastante castiças: Belo Aparelho; Mal Conversado; Mérito; BTT, Futsal; Suga Minis; O meu sonho é ser de Veiros; Grande músico; Babusana; Esponjinha de sabão; Pegas as noites com as manhãs; Vá onde for apresento-me; Levaram-nos de cá agora aguentem-se com eles; Grunho.

Os vencedores serão galardoados com a entrega do Grunho, um boneco de arame em alusão aos grammys. A apresentação estará a cargo de Ana Basaloco, Lélia Caldeira e Nuno Lourenço.

A banda Soversion vai marcar o ritmo da Gala, que segue pela noite dentro com o DJ Lanza. Destaque ainda para duas actuações surpresa de artistas nacionais e internacionais, que prometem fazer rir os presentes.

A entrada é gratuita.

REGUENGOS: Espectáculos musicais animam fins de semana deste mês

Concertos com bandas filarmónicas, um coro polifónico e um quarteto de trombones e espectáculos de dança contemporânea, fado e "flamenco" preenchem a iniciativa "Outubro Mês da Música", que arranca, esta sexta-feira, em Reguengos de Monsaraz.

Os espectáculos vão realizar-se todos os fins de semana deste mês, sempre no Auditório Municipal daquele concelho, com excepção do concerto com o quarteto de trombones, que vai ter lugar no Coreto do Parque da Cidade.

Esta iniciativa cultural, promovida pelo município de Reguengos de Monsaraz, arranca já na sexta-feira, com a actuação da Banda da Sociedade Filarmónica Harmonia Reguenguense.

No dia seguinte, sábado, divulgou hoje a autarquia, é a vez do espetáculo "Gerações do Fado", que apresenta "interpretações do fado nas suas mais variadas vertentes, desde o da "velha guarda" mais tradicional até ao mais moderno, com novos arranjos musicais".

Em palco vão estar os fadistas José Geadas, Patrícia Leal, Rui Soldado, Paula Ficalho e João Ficalho, ficando o acompanhamento a cargo de Joaquim Esquetim (guitarra portuguesa) e João Ficalho (viola de fado).

"Aires Flamencos" é a iniciativa programada para dia 13, protagonizada pelo grupo de "flamenco" e sevilhanas Serva la Bari, de Sevilha e formado em 1999.

O único concerto previsto para o Coreto do Parque da Cidade, no dia 14, com o Quarteto de Trombones da Banda Simão da Veiga, da Casa do Povo de Lavre (Montemor-o-Novo), integra-se também nas comemorações do Dia Mundial da Música, pela Direcção Regional de Cultura do Alentejo.

O agrupamento, constituído por três trombones tenores e por um trombone baixo, vai interpretar sucessos de diversos géneros musicais, do ligeiro ao jazz.

Já a Companhia de Dança Contemporânea de Évora vai subir ao palco no dia 20, com "Gentes da Minha Terra", um bailado criado partir de fados de Amália Rodrigues, "pleno de lirismo e de imagens oníricas", segundo a organização.

A programação de "Outubro Mês da Música" encerra, no dia 27, com um concerto pela Banda e Coro Polifónico da Sociedade Filarmónica Corvalense, do concelho de Reguengos de Monsaraz.

Os espectáculos "Gerações do Fado", "Aires Flamencos" e "Gentes da Minha Terra" são financiados pelo projeto TEIAS - Rede Cultural do Alentejo.
Faixa publicitária
Faixa publicitária

ELVAS.com.pt O Portal da Cidade
´