Portuguese English French German Italian Spanish
Faixa publicitária

ESTREMOZ: Exposição de desenhos no Museu Municipal

A sala de exposições temporárias do Museu Municipal de Estremoz, professor Joaquim Vermelho, acolhe a exposição "Selecção de Desenhos da Colecção do Museu Municipal de Estremoz".

A mostra, que está inserida no evento nacional "Trienal de Desenho – Desenha 2012", pode ser visitada até 11 de Novembro.

A trienal de desenho decorre em várias localidades do país e reúne um vasto conjunto de entidades culturais, num projecto que tem por objectivo promover o desenho.

A exposição de Estremoz apresenta obras dos artistas plásticos que têm trabalhos no Museu Municipal, como Abel Manta, Armando Alves, Armindo Teixeira Lopes, Dordio Gomes, Fernando de Azevedo, João Abel Manta, Jorge Pinheiro, Jorge Vieira, José de Guimarães, Júlio, Júlio Pomar, Júlio Resende, Lagoa Henriques, Lima de Freitas, Manuel Ribeiro de Pavia, Maria Keil, Mário Eloy, Nikias Skapinakis, Nuno San-Payo, Querubim Lapa, Rogério Ribeiro, Sá Nogueira, Santa-Bárbara e Stuart de Carvalhais.

Queniano Evans Kiplagat vence Meia Maratona Badajoz-Elvas

O queniano Evans Kiplagat venceu este domingo, dia 7 de Outubro, a 24.ª edição da Meia Maratona Badajoz-Elvas, completando a prova em 1:07.01 horas.

Faustine Stareha (Tânzania), da equipa Atletismo Internacional Mestre, foi segundo, com 1:09.00, numa prova que teve início na cidade espanhola de Badajoz e terminou no Estádio Municipal de Atletismo de Elvas.

No terceiro lugar, classificou-se o português Bruno Paixão, do Atletismo Clube de Portalegre, com 1:09.20.

A etíope Meseret Taye foi a primeira classificada na prova feminina, completando o percurso de 21,097 quilómetros em 1:26.03.

As portuguesas Sandra Teixeira e Clarisse Cruz, ambas do Sporting, que cortaram a meta com o mesmo tempo, 1:26.11, classificaram-se no segundo e terceiro lugares, respectivamente.

A prova, organizada em conjunto pela Câmara Municipal de Elvas e Fundação Municipal de Desporto de Badajoz, com o apoio técnico da Associação de Atletismo do Distrito de Portalegre, contou com a participação de cerca de 210 atletas.

Azeite é protagonista do festival "Alentejo das Gastronomias Mediterrânicas" em Portalegre

O azeite, um dos produtos de excelência da região alentejana, é o protagonista da terceira edição do Festival Internacional "Alentejo das Gastronomias Mediterrânicas", que vai decorrer em Portalegre, de 17 a 21 deste mês.

O certame é organizado pela Entidade Regional de Turismo (ERT) do Alentejo e tem como objectivos valorizar a gastronomia, os produtos tradicionais e a cozinha e culturas do mediterrâneo.

Depois de as duas anteriores edições se terem realizado em Évora e Beja, em 2010 e 2011, respectivamente, é agora a vez da cidade de Portalegre acolher o evento.

Com o azeite como foco das atenções desta terceira edição, o "Alentejo das Gastronomias Mediterrânicas" integra uma conferência, um workshop, uma semana gastronómica temática e uma "festa" com propostas variadas para o público.

O primeiro dia do festival vai ficar marcado pela Conferência Internacional "Olivoturismo: um novo produto turístico para o Alentejo", no Centro de Artes e Espectáculos de Portalegre.

O encontro, explicou a organização, vai debater a temática do azeite e conta com a participação de distintos especialistas nacionais e internacionais.

"O azeite é, desde tempos remotos, um dos produtos mais utilizados na cozinha alentejana e um dos bens mais preciosos da gastronomia mediterrânica", realçou o presidente da Turismo do Alentejo, António Ceia da Silva.

Contudo, alertou o mesmo responsável, "as suas valências podem e devem estender-se à área do turismo, daí o tema da conferência e o destaque dado ao Olivoturismo".

"Produtos com nomes de Regiões – DOP/IGP", "Azeite na Gastronomia e Restauração", "Azeite como produto turístico de uma região" e "Olivoturismo" são os temas em análise nos vários painéis da conferência.

O workshop "O Azeite: o ouro líquido do mediterrâneo que distingue a nossa gastronomia", cujo principal público-alvo vai ser os estudantes da área de hotelaria e turismo, ocupa lugar central na programação do segundo dia do festival.

Durante o certame, mais precisamente entre os dias 19 e 21, tem também lugar a "Festa das Gastronomias Mediterrânicas", que vai oferecer aulas de culinária, cozinha de degustação, "showcooking" e um Mercado dos Sabores Alentejanos.

Também a par do festival, decorre a Semana das Comidas de Azeite, de 17 a 23 deste mês, uma iniciativa que "desafia os restaurantes da região a confeccionar pratos inspirados" naquele produto, acrescentaram os promotores.

Segundo a Turismo do Alentejo, este festival internacional "tem vindo a afirmar-se como um importante palco de divulgação da gastronomia de tradição mediterrânica na região".

Nas edições anteriores, realçou a ERT, "atraiu ao território milhares de pessoas, oriundas de vários pontos do país".
Faixa publicitária
Faixa publicitária

ELVAS.com.pt O Portal da Cidade
´