Portuguese English French German Italian Spanish
Faixa publicitária

ESTREMOZ: Exposição “Alentejo em Miniatura” no posto de turismo

A exposição "Alentejo em Miniatura", do artesão Manuel Serrano, está patente ao público no posto de turismo, em Estremoz, até 18 de Novembro.

Manuel Joaquim Serrano, de 80 anos, natural de Estremoz, iniciou os seus trabalhos de artesanato há sete anos, quando ingressou no Centro de Dia do Recolhimento de Nossa Senhora dos Mártires.

As suas peças representam a vida agrícola de antigamente, nomeadamente a ceifa e a debulha, assim como os utensílios que eram utilizados para essas actividades, os carros de transporte, o trabalho nas pedreiras, entre outros, utilizando a madeira (de oliveira), o ferro e a cortiça.

Para trabalhar utiliza essencialmente a navalha, a grosa e a lixa.

VENDAS NOVAS: Município quer inclusão de projectos no OE2013

A qualificação dos serviços de saúde locais e a melhoria das estradas nacionais que atravessam o concelho são algumas das propostas que a Câmara Municipal de Vendas Novas reivindica que devem ser incluídas no Orçamento do Estado para 2013 (OE2013).

Na sua última reunião camarária, a autarquia deliberou, com os votos favoráveis da CDU e a abstenção do PS e do PSD, propor ao Governo e a todos os grupos parlamentares a inclusão de diversos projectos no OE2013.

O município recomenda, por exemplo, a implementação de um Serviço de Urgência Básica (SUB) no centro de Saúde ou, em alternativa, a manutenção e requalificação do Serviço de Atendimento Permanente (SAP) a funcionar 24 horas por dia.

A requalificação das estradas nacionais, "ao nível dos pavimentos, iluminação e sinalização vertical e horizontal", devido ao aumento do tráfego, o reforço do efectivo da Guarda Nacional Republicana, o apoio financeiro aos bombeiros e a atribuição de verbas comunitárias para a execução de projectos já candidatados, nomeadamente de água e saneamento, são outras das sugestões.

Iniciativa em Estremoz permite visitar os planetas a correr e a pedalar

A ciência e o desporto vão estar "de mãos dadas" em Estremoz, no próximo fim-de-semana, numa iniciativa que permite visitar os planetas do sistema solar a correr e a pedalar, divulgou hoje a organização.

De acordo com o Centro Ciência Viva de Estremoz, promotor da iniciativa "Sol-Duatlo", embora a proposta possa parecer estranha, "vai ser mesmo possível aos participantes irem a correr até Saturno ou de bicicleta até Úrano", no sábado e domingo.

Desde 2007 que está instalado em Estremoz um dos poucos sistemas solares à escala existentes em todo o mundo, com um Sol de 3360 milímetros, localizado em pleno centro da cidade, e Plutão com 5,6 milímetros, instalado à porta do castelo de Évoramonte, no concelho de Estremoz.

Segundo o Centro Ciência Viva de Estremoz, um passeio por este sistema solar é não só uma oportunidade de perceber melhor "o maravilhoso universo em que vivemos", mas também a possibilidade de desfrutar "algumas das belas paisagens" desta região alentejana.

A maioria dos planetas estão em pequenas localidades em torno da cidade de Estremoz.

Os promotores da iniciativa estão "cientes da importância, cada vez maior, que a difusão do conhecimento científico tem na manutenção e desenvolvimento de um projecto de sociedade moderna e inclusiva".

Por isso, o Centro Ciência Viva de Estremoz e a Universidade de Évora, que já tinham sido responsáveis pela concepção e instalação deste curioso sistema solar, em colaboração com o município de Estremoz, juntaram-se de novo, idealizando com a Federação de Triatlo de Portugal, "um evento único", desta vez cruzando "a ciência e o desporto".

Em colaboração com a Escola de Triatlo Santo António, de Évora, e a Associação de BTT de Estremoz "Sobe e Desce", vai decorrer uma prova de corrida e BTT, onde os atletas e o público podem participar em diversas actividades científicas.

Apesar desta prova estar incluída no campeonato nacional de duatlo, está aberta a atletas federados e não federados de vários escalões etários, "incentivando-se fortemente" a participação de pessoas que não sejam praticantes regulares de actividades desportivas.

Segundo os promotores, a existência de várias modalidades de participação, incluindo equipas de estafeta, faz com que este possa ser "um fim de semana realmente único em Estremoz".
Faixa publicitária
Faixa publicitária

ELVAS.com.pt O Portal da Cidade
´