Portuguese English French German Italian Spanish
Faixa publicitária

GNR detém seis pessoas por furto de azeitona próximo de Benavila

A Guarda Nacional Republicana (GNR) deteve este sábado, dia 24 de Novembro, seis pessoas, quatro mulheres e dois homens, por furto de azeitona, num olival próximo de Benavila, concelho de Avis, e apreendeu 500 quilogramas de azeitona, disse fonte da força de segurança.

A detenção das pessoas, de acordo com a mesma fonte, foi efectuada no decurso da manhã, no âmbito da Operação "Colheita de Azeitona 2012" que a GNR está a promover em todo o país.

Segundo a fonte da GNR, o produto do furto foi devolvido ao proprietário do olival e os seis detidos foram postos em liberdade, ficando sujeitos a Termo de Identidade e Residência, e vão ser presentes a julgamento na segunda-feira à tarde, no Tribunal Judicial de Fronteira.

ELVAS: Coliseu José Rondão Almeida acolhe até 20 de Janeiro a "maior" Pista de Gelo da Península Ibérica

O Coliseu José Rondão Almeida, em Elvas, acolhe até ao próximo dia 20 de Janeiro, a maior pista de gelo da Península Ibérica, com 800 metros quadrados de diversão para todas as idades.

Este ano, o "bobbyskating" é a grande novidade. As crianças que não sabem patinar podem aprender com a ajuda de um pinguim.

Para além disso, todos os interessados pode ainda levar de recordação uma fotografia com as nossas mascotes deste ano, dois pinguins.

Pelo quinto ano consecutivo a Câmara Municipal de Elvas propõe esta diversão de inverno em Elvas e visando agregar diversas áreas como o desporto, o lazer e a música, entre outros.

A Pista de Gelo está aberta nos seguintes horários:
de 23 de Novembro a 14 de Dezembro, dias úteis das 16 às 21 horas e aos fins-de-semana e feriados das 10 às 21 horas;
de 15 de Dezembro a 6 de Janeiro, dias úteis das 14 às 21 horas e aos fins-de-semana das 10 às 21 horas;
de 7 a 20 de Janeiro, dias úteis das 16 às 21 horas e aos fins-de-semana e feriados das 10 às 21 horas.

Nas datas festivas, esta atracção de inverno, está de portas abertas em diferente horário:
6 e 7 de Dezembro, das 14 às 21 horas;
24 e 31 de Dezembro, das 10 às 13 horas;
25 de Dezembro e 1 de Janeiro, das 17 às 21 horas;
14 de Janeiro, das 10 às 21 horas.

Veja aqui as fotografias dos equipamentos que poderá utilizar até 20 de Janeiro, no Coliseu José Rondão Almeida.

Évora assinala o 26.º aniversário da distinção de Património Mundial


 
Évora, a segunda cidade portuguesa distinguida pela UNESCO como Património da Humanidade, assinala no este domingo, dia 25 de Novembro, o 26.º aniversário da classificação do centro histórico, com a realização de visitas guiadas e de uma sessão solene comemorativa.

A distinção atribuída pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), em 1986, conferiu a Évora "uma maior notoriedade em Portugal e no estrangeiro", realçou o município, em jeito de balanço.

Além disso, acrescentou, o "selo" de Património Mundial "ganho" pelo centro histórico tornou-se "um factor importante para o progresso da cidade em vários sectores económicos, dos quais o turismo foi o mais relevante".

O 26.º aniversário desta classificação vai ser assinalado no domingo, com um programa de comemorações preparado pelo município e que arranca com duas visitas guiadas, a partir das 15.00 horas.

Um das visitas é à Igreja, Convento e Torre do Salvador do Mundo, enquanto a outra incide no edifício dos Paços do Concelho.

Estas visitas, segundo a câmara municipal, encerram o projecto "Évora, Percursos e Memórias - 25 Anos de Património Mundial da Humanidade, 25 Monumentos, 25 Lendas, Histórias e Devoções", no âmbito do qual, ao longo do último ano, foram "redescobertos" alguns sítios históricos da cidade.

O projecto, idealizado para o programa das comemorações dos 25 Anos de Évora Património da Humanidade, começou em 2011 e teve a colaboração de várias instituições da cidade e especialistas, que deram a conhecer os principais monumentos e elementos distintivos do centro histórico.

Já às 17.00 horas de domingo, decorre a sessão comemorativa do 26.º aniversário de Évora Património Mundial, no salão nobre dos Paços do Concelho.

A cerimónia arranca com a entrega de certificados aos participantes no projecto "Jovens Embaixadores de Évora", apoiado pela Organização da Cidades Património Mundial e que tem como objectivo a divulgação destas cidades através dos jovens que realizam o Programa Erasmus.

A actuação dos Jograis da Sociedade Recreativa e Dramática Eborense e do "Ensemble de Alaúdes" do Conservatório Regional de Évora - Eborae Mvsica é outra das iniciativas previstas para a sessão solene.

Também para assinalar o aniversário da distinção como Património Mundial, Évora está a acolher, até domingo, o 2.º encontro da Federação Portuguesa de Associações, Centros e Clubes UNESCO, oriundos das várias regiões do país.

O encontro tem como tema a "Cooperação, Partilha e Solidariedade", com o objectivo de fomentar a colaboração entre as associações, centros e clubes UNESCO e criar uma rede de partilha de informação e experiências.
Faixa publicitária
Faixa publicitária

ELVAS.com.pt O Portal da Cidade
´