Portuguese English French German Italian Spanish
Faixa publicitária

VILA VIÇOSA: Unidade de cuidados continuados abre hoje

A Delegação da Cruz Vermelha Portuguesa (CVP) de Vila Viçosa abre hoje, quarta-feira uma unidade de cuidados continuados de convalescença, com capacidade para 30 camas, revelou o presidente da delegação, Eduardo Almeida.

O responsável adiantou que a nova unidade abre as portas esta quarta-feira embora ainda a 30 por cento da sua capacidade, devido "à falta de muitos equipamentos".

Segundo Eduardo Almeida, a unidade envolveu um investimento de cerca de 2,8 milhões de euros, incluindo a obra e o equipamento, com uma comparticipação de 750 mil euros da Administração Regional de Saúde (ARS) do Alentejo, através do Programa Modelar.

A obra foi iniciada em Fevereiro de 2010 e ficou concluída em finais de Abril deste ano.

De acordo com o responsável, a nova unidade vai permitir a criação de cerca de 50 postos de trabalho, entre médicos, enfermeiros e funcionários auxiliares e administrativos, a maioria pessoas que obtém o primeiro emprego.

O presidente da delegação da CVP realçou que a unidade, é uma das primeiras do Alentejo nesta área, constitui "uma mais valia para o concelho e para o distrito de Évora".

A unidade vai integrar a Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados, que funciona em colaboração estreita entre os ministérios da Saúde e do Trabalho e Solidariedade Social.

A nova valência de saúde é destinada a 30 utentes do Alentejo, mas se tiver vagas pode receber doentes de outras regiões do país.

As unidades de convalescença prestam cuidados em regime de internamento, na sequência de internamento hospitalar ou de agudização de episódios de doença, em período de convalescença, que requeira cuidados clínicos.

Os doentes permanecem neste tipo de unidades por um período não superior a 30 dias.

Segundo Eduardo Almeida, a Câmara Municipal de Vila Viçosa colaborou com a iniciativa efectuando o projecto de espaços verdes.

CAMPO MAIOR: Municipio quer criar loja e lavandaria social para apoiar familias carenciadas

A Câmara Municipal de Campo Maior pretende criar uma loja e uma lavandaria social para troca de bens e serviços para apoiar as famílias mais carenciadas daquele concelho alentejano.

Segundo a vereadora Isabel Raminhas, a autarquia já avançou com a candidatura, no âmbito do projecto “Campo Maior Solidário” aguardando apenas a sua aprovação.

A autarca adiantou que o município de Campo Maior, ao abrigo do mesmo projecto, entregou, desde Dezembro de 2010, cabazes de alimentos a cerca de 250 famílias carenciadas.

O projecto “Campo Maior Solidário” conta com o apoio de vários parceiros sociais e tem como objectivo minimizar as dificuldades da população com baixos rendimentos.

Ovibeja abre com mil expositores

Arranca hoje a 28ª edição da Ovibeja, feira agrícola que deve levar até Beja milhares de visitantes portugueses e espanhóis. A Associação de Criadores de Ovinos do Sul (ACOS) diz que o certame, que decorre no Parque de Feiras e Exposições até domingo, está "imune à crise", com mais de mil expositores.

"A Ovibeja está completamente cheia e vai decorrer imune à crise", disse Castro e Brito, presidente da ACOS. As comemorações do Ano Internacional das Florestas são o tema central. Destaque ainda para o primeiro concurso internacional de azeite virgem extra e para as exposições de gado e pavilhões ‘Sabor Alentejo’ e ‘Azeite Alentejo’.

A animação nocturna é outro dos pontos altos, e conta no seu cartaz com uma noite de tunas (hoje) e os concertos de Expensive Soul (quinta-feira), Buraka Som Sistema (sexta-feira) e a fechar Xutos & Pontapés (sábado).

Com as Legislativas à porta, a feira também será palco de pré--campanha, estando já confirmadas as visitas dos líderes dos partidos políticos e do ministro da Agricultura, António Serrano. Domingo é a vez de Cavaco Silva. José Sócrates também deve marcar presença, em data ainda a confirmar.

Faixa publicitária
Faixa publicitária

ELVAS.com.pt O Portal da Cidade
´