Portuguese English French German Italian Spanish
Faixa publicitária

Teresa Salgueiro actua hoje na bienal cultural Monsaraz Museu Aberto

Avaliação: / 0
FracoBom 
 
A bienal cultural Monsaraz Museu Aberto abriu no dia 13 de Julho com um programa dedicado à paisagem cultural. Esta sexta-feira, dia 20 de Julho, prosseguem os espectáculos musicais com a actuação do AR Quarteto, pelas 19.00 horas, no jardim da Casa da Universidade de Évora. O grupo é formado por Daniela Melo (voz), André Rosário (guitarra), Diogo Aléxis (contrabaixo) e Samuel Dias (bateria) e vão apresentar um reportório com clássicos de Jazz e Bossa Nova, com espaço para o diálogo e a improvisação.

A partir das 22.00 horas, no Largo D. Nuno Álvares Pereira, Teresa Salgueiro leva a Monsaraz "O Horizonte e a Memória". Neste concerto, Teresa Salgueiro vai interpretar as músicas mais conhecidas do seu percurso na voz dos Madredeus, mas também dos seus discos a solo, desde "O Mistério" ao mais recente "O Horizonte".

A cantora vai ainda prestar homenagem a Amália Rodrigues, a José Afonso e a Carlos Paredes, entre outros. Teresa Salgueiro refere que "o conceito que suporta este novo espectáculo cristaliza-se na relação estreita e indivisível entre o horizonte e a memória que nos impele e simultaneamente nos ampara".

No dia 21 de Julho, pelas 9.00 horas, decorre o Dia Aberto do complexo arqueológico dos Perdigões. O programa integra uma visita às escavações, ao Museu dos Perdigões, uma palestra na Torre do Esporão intitulada "Rumando a um local sagrado: locais e estrangeiros nos Perdigões" e um almoço neolítico acompanhado de selecção de vinhos da Herdade do Esporão.

Às 16.00 horas realiza-se um espectáculo de marionetas com os Robertos Santa Bárbara. O marionetista Vitor Costa apresenta as peças "O Barbeiro" e "A Tourada".

Pelas 16.30 horas decorre no Observatório do Lago Alqueva a iniciativa Astrónomos de Palmo e Meio com o tema "Peso e massa, afinal o que são?". Às 19.00 horas, no jardim da Casa da Universidade, a Orquestra de Câmara do Alentejo vai interpretar "A História do Soldado", com música de Igor Stravinsky.

Esta orquestra é um projecto que reúne 36 jovens músicos e é dirigida por João Defeza. O ensemble é composto por André Conde (trombone), Daniel Faria (fagote), Hélio Ramalho (trompete), João Ramalho (percussão), Ricardo Mendes (violino), Romeu Santos (contrabaixo), Tiago Menino (clarinete) e Filipe Crawford (narrador). Musicalmente, "A História do Soldado" ocupa um lugar importante na produção de Stravinsky e na história da música do século XX.

Às 22.00 horas, no Largo D. Nuno Álvares Pereira, haverá Tango e Folclore Argentino com a orquestra Arcos de Buenos Aires Tango Show. Walter Carranza, violinista e director da orquestra, apresenta um espectáculo com um misto de cor e ritmos em que o Malambo, a Cueca, a Chacarera e a Zamba se misturam com o som e a dança vibrantes do Tango com quatro bailarinos em palco. A orquestra é formada por quatro violinos, duas violas, dois violoncelos e um contrabaixo.

No domingo, pelas 21.00 horas, junto ao monumento ao Cante, realiza-se a Gala das 7 Maravilhas à Mesa, que será transmitida em directo na RTP1. Nesta gala vai estar a mesa promovida pelo Município de Reguengos de Monsaraz, com a gastronomia, o vinho e um roteiro turístico propostos pelo Restaurante Sabores de Monsaraz.

O festival Monsaraz Museu Aberto pretende abordar o que de melhor se faz na cultura e nas artes do espectáculo. Este certame cultural organizado desde 1986 pelo Município de Reguengos de Monsaraz e que a partir de 1998 se começou a realizar com periodicidade bienal está a decorrer até ao dia 29 de Julho em Monsaraz com entrada gratuita em todos os espectáculos.
Faixa publicitária
Faixa publicitária

ELVAS.com.pt O Portal da Cidade
´