Portuguese English French German Italian Spanish
Faixa publicitária

"Estamos a ser dirigidos num barco sem leme" diz Conselho de Arbitragem da Associação de Basquetebol do Alentejo

Avaliação: / 0
FracoBom 
A Conselho de Arbitragem (CA) da Associação de Basquetebol do Alentejo (ABA), afirmou em comunicado, esta sexta-feira, dia 21 de Outubro, que "estamos a ser dirigidos num barco sem leme", e "se a direcção de ABA faz efectivamente questão no cumprimento de todos os deveres, então quem sabe, seria útil uma auditoria para que todos sem excepção pudessem ser chamados às suas verdadeiras responsabilidades".

Estas "acusações" vem na sequência de um comunicado enviado pela direcção da ABA, esta quinta-feira, que afirmava que o CA "não cumpriu com o seu dever na primeira jornada, e pode não cumprir na segunda, dado que o mapa de nomeações divulgado aos clubes não indica qualquer nomeação" de juízes (ver notícia anterior).

O portal "ELVAS.com.pt" sabe que, as "desavenças" entre estes dois órgãos da ABA vem desde o final da Taça do Alentejo, disputada em Beja a 25 e 26 de Junho, prova que tinha sido cancelada numa reunião que ocorreu com os clubes a 3 de Junho, mas a direcção não concordou com tal decisão, e manteve a prova em disputa.

Uma vez que o CA da ABA tinha tido conhecimento que a prova tinha sido suspensa, não nomeou qualquer juiz, tendo a direcção da ABA pedido a dois elementos (um deles juiz) para fazerem tais jogos, pagando-lhes "cento e oitenta euros" a cada um, valores que a maior parte dos juízes não receberam durante toda uma época desportiva.

De acordo com o CA, "neste momento existem árbitros que aguardam pagamentos referentes à época passada", contudo, os elementos que ajuizaram a final da Taça do Alentejo "receberam no final dos jogos", afirmou o CA em comunicado.

"A direcção da ABA tem compactuado com situações verdadeiramente inaceitáveis e até mesmo ilegais, que tivemos oportunidade de manifestar numa reunião que propusemos com os clubes do Alentejo, e que quem esteve presente, admitimos, ainda não tinha esquecido. Tudo temos feito para que, mesmo com todas as situações (algumas delas inaceitáveis) pudéssemos suportar até à data, todas as adversidades criadas para que o nosso bom nome esteja a ser colocado em causa", salientou.

"Sabiam ainda, que existiram relatórios de árbitros retidos"?

"A acusação de que estamos a ser alvo em não cumprir o nosso dever, perante os factos já relatados, julgamos que os clubes estarão interessados em apurar a triste verdade que temos vivido durante todo este tempo, se assim for, mais uma vez estaremos na disposição de esclarecer o que parece querer-se camuflar", afirma o CA no comunicado enviado à nossa redacção.

O portal "ELVAS.com.pt" sabe que as tabelas de arbitragem não são revistas desde a época 2008/2009, e que o número de juízes tem vindo a decrescer substancialmente. Esta época, só 20 juízes (9 árbitros e 11 oficiais de mesa) revalidaram a sua licença, menos 14 que na época transacta.

O portal "ELVAS.com.pt" já pediu esclarecimentos à direcção da ABA, não tendo obtido qualquer resposta até ao momento.
Faixa publicitária
Faixa publicitária

ELVAS.com.pt O Portal da Cidade
´