Portuguese English French German Italian Spanish
Faixa publicitária

ÉVORA: Coordenadora da VMER apresenta demissão por razões pessoais

Avaliação: / 0
FracoBom 
A coordenadora da Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) de Évora, a médica Ireneia Lino, apresentou a demissão das suas funções, por razões pessoais, disse fonte do gabinete de comunicação e maketing do Hospital do Espírito Santo de Évora (HESE).

Especialista de Medicina Interna, Ireieia Lino era, há vários anos, a responsável da viatura de intervenção pré-hospitalar adstrita ao HESE.

Segundo a unidade hospitalar, “já foram iniciadas as diligências necessárias, continuando a VMER a funcionar dentro da normalidade e garantindo a qualidade da prestação dos cuidados aos utentes da região”.

De recordar que, desde Dezembro de 2013, a VMER com base no hospital de Évora esteve inoperacional em, pelo menos, três casos de emergência. O primeiro foi no dia 25 de Dezembro de 2013, quando um acidente na Estrada Nacional 114, entre Évora e Montemor-o-Novo, que envolveu dois automóveis e um cavalo, provocou quatro mortos e quatro feridos graves.

Em Abril de 2014, voltou a não participar no socorro a dois homens que sofreram um acidente, perto de Reguengos de Monsaraz, e que acabaram por morrer.

O mesmo aconteceu quando, em Setembro de 2014, por falta de recursos humanos, não socorreu um homem de 64 anos em paragem cardiorrespiratória, que acabou por morrer.

Depois deste caso, a Administração Regional de Saúde (ARS) do Alentejo abriu um inquérito para averiguar os motivos da inoperacionalidade da VMER, tendo concluído pela inexistência de qualquer "actuação digna da censura" ou de "ilícito de natureza disciplinar".

Na altura, a ARS do Alentejo indicou que a operacionalidade da VMER de Évora tinha passado de 77,25% em 2013, para 96% em 2014.
Faixa publicitária
Faixa publicitária

ELVAS.com.pt O Portal da Cidade
´