Faixa publicitária
Portuguese English French German Italian Spanish
Faixa publicitária

PJ recupera armas do Museu

Avaliação: / 0
FracoBom 

Um homem, de 27 anos, suspeito de sequestro e roubo, foi detido na "Operação Golpe de Mão", da PJ, por alegada participação num assalto ao museu militar instalado no Forte de Sta. Luzia, no dia 28 de Outubro. Foram furtadas, e agora recuperadas, 17 peças e armas museológicas dos séc. XVIII e XIX. Este é o primeiro registo em Portugal de um assalto à mão armada a um museu.

Segundo fonte policial, o detido terá escalado as muralhas para consumar o crime. Mas a hipótese de ter permanecido escondido no edifício após a hora de encerramento ao público não está posta de parte. O suspeito terá actuado na companhia de mais um ou dois assaltantes, ainda procurados pelas forças policiais. Segundo a Judiciária, durante o assalto "os autores, sob ameaça de fogo, amarraram o guarda que fazia segurança, forçando-o a entregar as chaves dos espaços expositivos". A maior parte das peças já foi recuperada.

Os assaltantes não se centraram nas peças mais valiosas mas nas que mais facilmente podem ser modificadas. Suspeita-se de que parte do produto do roubo tenha seguido para Espanha. O detido cumpria uma pena em sistema de dias livres, passando os fins-de-semana no Estabelecimento Prisional de Elvas.

Faixa publicitária
Faixa publicitária

ELVAS.com.pt O Portal da Cidade
´