Portuguese English French German Italian Spanish
Faixa publicitária

Festa Ibérica da Olaria e do Barro apresenta mais de meia centena de olarias de Portugal e Espanha

Avaliação: / 0
FracoBom 
A Festa Ibérica da Olaria e do Barro vai decorrer entre os dias 22 e 24 de Maio em S. Pedro do Corval, em Reguengos de Monsaraz, e conta com a participação de mais de meia centena de olarias e ceramistas de Portugal e de Espanha. Este certame organizado pelo Município de Reguengos de Monsaraz, Junta de Freguesia de Corval e Ayuntamiento de Salvatierra de los Barros junta os dois maiores centros oleiros da Península Ibérica, nomeadamente S. Pedro do Corval, no concelho de Reguengos de Monsaraz, e Salvatierra de los Barros, na Extremadura espanhola.

A Festa Ibérica da Olaria e do Barro é um evento transfronteiriço de promoção cultural e turística de uma importante manifestação artística e artesanal: a olaria. Organizada em anos alternados em cada município há mais de duas décadas, com esta iniciativa pretende-se valorizar a olaria, chamar a atenção para o seu valor artesanal e artístico e apontar estratégias para o seu desenvolvimento económico e profissional.

S. Pedro do Corval é considerado o maior centro oleiro de Portugal, com 22 olarias em actividade e onde se pode assistir ao vivo a esta arte ancestral e adquirir peças produzidas pelos artesãos. Na 21ª Festa Ibérica da Olaria e do Barro vão participar 45 olarias portuguesas, entre as quais 16 de S. Pedro do Corval. Oriundos de Portugal vão estar também presente oleiros e ceramistas de norte a sul do país, de localidades como Condeixa-a-Nova, Almoster, Ericeira (2 olarias), Reguengos de Monsaraz, Sintra, Beringel, Mourão, Cartaxo, Oeiras, Venda do Pinheiro, Redondo (2 olarias), A-da-Beja, Mafra, Santo André, Lagoa (2 olarias), Galegos S. Martinho, Mem Martins, Póvoa de Santo Adrião, Vila Nova de Milfontes, Estremoz, Braga, Loures, Queluz, Cacém, Évora de Alcobaça e Mangualde. Espanha estará representada com sete olarias de Salvatierra de los Barros.
Faixa publicitária
Faixa publicitária

ELVAS.com.pt O Portal da Cidade
´