Portuguese English French German Italian Spanish
Faixa publicitária

ALEGRETE: Descoberto novo altar primitivo do sec. XVI

Avaliação: / 1
FracoBom 

Um ano depois da descoberta das pinturas rupestres na gruta existente na ermida de nossa Senhora da Lapa, em plena Serra de São Mamede, junto a Alegrete, no concelho de Portalegre, foi encontrado, durante as investigações, um novo altar primitivo datado do século. XVI.

De acordo com o professor Jorge Oliveira, que está a coordenar os trabalhos de investigação, as descobertas remontam á pré–história.

Jorge Oliveira avançou estar convicto de que existirão mais grutas naquela zona. Recorde-se que há um ano atrás, foi descoberta uma gruta, com pinturas rupestres, cujo acesso se faz por uma passagem secreta situada sob o altar da capela de Nossa senhora da Lapa, em Alegrete.

Por seu turno, o presidente da junta de freguesia daquela freguesia do concelho de Portalegre avançou que estão a preparar candidaturas para concorrer aos fundos comunitários para que os trabalhos continuem e sejam reforçados. António Chaparro, disse ainda que a sinalização de acesso á capela foi também aumentada, pois houve um acrescimo de pessoas a visitar aquele local.

Há cerca de um ano atrás, uma série de pinturas rupestres, datadas entre o Neolítico e o Calcolítico, foram descobertas, na ermida de Nossa Senhora da Lapa, em plena serra de São Mamede. O achado arqueológico está numa gruta cujo acesso se faz através de uma antiga passagem secreta situada sob o altar do templo.

As pinturas rupestres foram descobertas pela equipa de licenciatura e mestrado em Arqueologia da Universidade de Évora, coordenada pelo professor Jorge Oliveira.

Faixa publicitária
Faixa publicitária

ELVAS.com.pt O Portal da Cidade
´