Faixa publicitária
Portuguese English French German Italian Spanish
Faixa publicitária

TGV: 7,5 milhões de euros para a estação Elvas-Badajoz

Avaliação: / 0
FracoBom 

O Agrupamento Europeu de Interesse Económico, Alta Velocidade Espanha-Portugal (AEIE-AVEP) lançou o concurso público para a realização dos projectos destinados à estação internacional de Elvas-Badajoz, por um preço base de 7,5 milhões de euros.

O AEIE-AVEP é formado pela ADIF, gestora de infraestrutura ferroviária em Espanha, e RAVE/REFER, responsáveis pelo projecto português de alta velocidade ferroviária.

A futura estação internacional que será localizada na zona do rio Caia, "constitui o elo de ligação dos troços de linha entre Madrid/Badajoz (do lado espanhol) e Lisboa/Poceirão/Elvas-Caia (do lado português)", explicou a RAVE, num comunicado citado pela Lusa.

O concurso tem um preço base de 7,5 milhões de euros, que será suportado em partes iguais pela RAVE e pelo ADIF. O prazo para a execução dos projectos será de 15 meses.

A RAVE recorda que este concurso "dá seguimento às resoluções aprovadas na cimeira ibérica realizada em Zamora, em Janeiro de 2009", onde ficou acordada a construção de uma estação de passageiros no lado espanhol e uma estação de mercadorias no lado português.

A linha de alta velocidade ferroviária Lisboa - Madrid terá 651 quilómetros de extensão e ficará preparada para tráfego de passageiros e de mercadorias.

Do lado português, o construção e concessão do troço Poceirão-Caia foi atribuída ao consórcio Elos, co-liderado pela Brisa e pela Soares da Costa, enquanto se aguarda o lançamento do concurso para o troço Lisboa-Poceirão, que o Governo anulou em Setembro.

Em Espanha, "a maioria dos troços compreendidos entre Badajoz e Talayuela encontram-se já em obra ou em concurso para a sua realização, estando os restantes troços em projecto", refere a RAVE. E "entre Talayuela e Pantoja, onde intercepta a linha de alta velocidade Madrid - Sevilha já em serviço, todos os troços encontram-se em fase de projecto".

Faixa publicitária
Faixa publicitária

ELVAS.com.pt O Portal da Cidade
´