Portuguese English French German Italian Spanish
Faixa publicitária

ELVAS: 10 anos de actividade da CPCJ

Avaliação: / 1
FracoBom 

A Comissão de Protecção de Crianças e Jovens de Elvas (CPCJ) assinala 10 anos de actividade, com um programa que se desenrola no dia de hoje, 10 de Dezembro, sexta-feira, no Auditório São Mateus. Esta comemoração assinala ainda os 20 anos da Convenção sobre os Direitos da Criança.

As actividades são dirigidas a professores das áreas das Ciências Sociais e Humanas, educadores e professores de todos os ciclos, pais e encarregados de educação e comunidade em geral.

Entre os objectivos, conta-se divulgar a existência das comissões de protecção de crianças e jovens, reflectir sobre a intervenção junto de crianças, jovens e famílias em risco e reflectir sobre a articulação de intervenções entre diversos serviços da comunidade.

O programa é o seguinte:

10 horas, sessão de abertura, com o dr. Armando Leandro, Juiz Conselheiro, Presidente da Comissão Nacional de Protecção de Crianças e Jovens em Risco (CNPCJR), dra. Fátima Galhardas, Procuradora do Ministério Público, dra. Vitória Branco, Vereadora do Município e moderação da dra. Margarida Paiva, advogada.

10.45 horas – A criança/jovem e o absentismo/abandono escolar, com a dra. Laura Santos, membro da equipa técnica da CNPCJR: “O papel da escola no Sistema de Protecção à Infância - prevenção primária, secundária e terciária”

11.15 horas - Inspector Cláudio Borrego Dominguez Inspector de Educação da Comunidade Autónoma da Extremadura - “Lo que es el acompañamiento y seguimiento en la comunidad autonoma de Extremadura”

11.45 horas - Prof. Maria José Martins, docente no IPP/ESE de Portalegre, Podem os maus tratos entre pares contribuir para o insucesso, absentismo e abandono escolar? Como prevenir e intervir?

Moderadora: Prof. Maria de Fátima Anjos, professora da Escola Secundária D. Sancho II, de Elvas

14 horas - A criança/jovem e o risco/perigo,  com o dr. Jorge Souto, coordenador da região sul da Comissão de Protecção de Crianças e Jovens em Risco, “CPCJ - Símbolo de maturidade na protecção à infância”

14.30 horas - Dra. Rute Agulhas, psicóloga do Instituto Nacional de Medicina Legal, delegação do Sul - “Divórcio e Parentalidade, no melhor interesse das crianças”

15 horas - Dra. Joana Amaral Dias, psicóloga clínica e professora universitária “Factores de protecção e resiliência”. Moderadora: Dra. Maria João Varela, psicóloga clínica da Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano.

Faixa publicitária
Faixa publicitária

ELVAS.com.pt O Portal da Cidade
´