Portuguese English French German Italian Spanish
Faixa publicitária

REGUENGOS: Exposição de fotografia “Saudades dos Cartuxos” na Biblioteca

Avaliação: / 0
FracoBom 

 
A exposição "Saudades dos Cartuxos", da Fundação Eugénio de Almeida, vai estar patente até ao próximo dia 27 de fevereiro na Biblioteca Municipal de Reguengos de Monsaraz. A mostra pode ser visitada de segunda-feira a sábado das 10.00 às 12.30 horas e entre as 14.00 e as 17.30 horas.

A exposição de fotografia foi criada para assinalar a despedida dos últimos quatro monges cartuxos que viveram até 2019 no Mosteiro de Santa Maria Scala Coeli. A mostra apresenta 16 fotografias, muitas das quais inéditas, criadas entre 1970 e 2019 por oito fotógrafos que, na sua maioria, participaram em projetos da Fundação Eugénio de Almeida.

"Saudades dos Cartuxos" integra imagens de alguns dos nomes mais representativos da fotografia contemporânea, nomeadamente de Eduardo Gageiro, José Manuel Rodrigues, Mark Power, Nacho Doce, Francisco Pereira Gomes, Jerónimo Coelho, Virgílio Ferreira e Paulo Catrica. As fotografias recordam a presença dos monges cartuxos, os afetos e a vivência do lugar.

"Porque se tratava de lembrar a passagem dos cartuchos por Évora, procurei que as fotos fossem "habitadas", isto é, que a exposição enunciasse a presença dos monges no Mosteiro, as dimensões espiritual e comunitária, o modo de vida intramuros”, refere o curador da exposição, José Alberto Ferreira, Diretor Artístico do Centro de Arte e Cultura da Fundação Eugénio de Almeida. José Alberto Ferreira considera ainda que "pode dizer-se que a Cartuxa é fotografia, que a fotografia difundiu amplamente uma imagem da Cartuxa, e que assim se gerou um amplo conhecimento do lugar, nas suas múltiplas dimensões, pela imagem. Os fotógrafos aqui reunidos são, inequivocamente, os grandes protagonistas desse processo que inscreve a Cartuxa no inconsciente ótico de que o imaginário coletivo faz parte".
Faixa publicitária
Faixa publicitária

ELVAS.com.pt O Portal da Cidade
´