Portuguese English French German Italian Spanish
Faixa publicitária

Vencedor do Archi’Nature 2022 propõe paisagem cénica de árvores dentro de jangadas e barcos no Lago Alqueva

Avaliação: / 0
FracoBom 

 
O vencedor do concurso Archi'Nature 2022 foi Ivo Andrade com o projeto "Itinerários pelo entendimento do que nos rodeia". Este projeto pretende sensibilizar para a importância e contribuição da árvore no equilíbrio dos ecossistemas, através da criação de uma paisagem cénica de árvores dentro de jangadas e barcos junto às margens do Lago Alqueva. As jovens árvores de espécies autóctones e adaptadas ao clima da região permanecerão nas jangadas e barcos presos com cordas às margens do lago até ao outono do próximo ano, altura em que serão plantadas no local definitivo, juntamente com uma placa informativa sobre o projeto destacando a sua importância no ecossistema.

O concurso Archi'Nature 2022, organizado pelo Município de Reguengos de Monsaraz, foi subordinado ao tema "Perto da Minha Árvore – Diálogos entre espaços humanos e biodiversidade" e teve quatro candidatos. O projeto de Ivo Andrade obteve a melhor avaliação do júri, composto pelos parceiros do Festival Archi’Nature, por um representante da autarquia e outro de uma associação local, sendo premiado com 1.500 euros para cobrir custos associados à participação e realização da obra.

Ivo Andrade é um artista que realiza exposições desde 2006 e incorpora no seu trabalho o uso de diferentes disciplinas e materiais, desde fotografia, desenho, pintura, vídeo, instalação e projetos site-specific, trabalhando temas como os dispositivos de mediação do real, vacuidade e condição humana, mas também questões ligadas aos ecossistemas e modos de vida sincronizados com a natureza e os seus ciclos.

O artista refere que neste projeto que venceu o concurso Archi'Nature 2022, "para além da sensibilização da importância das árvores através da criação desse cenário fora do comum e estranho, essas árvores serão posteriormente plantadas em diferentes pontos das margens do Alqueva, devidamente identificadas, desempenhando o seu papel no ecossistema e contribuindo para este de uma forma impercetível aos nossos olhos. É assim a realização de uma viagem (em duplo sentido) que se propõe: uma viagem das árvores até ao seu local de plantação definitivo e uma viagem das nossas consciências rumo a uma maior perceção sobre a preservação do meio ambiente, através destas árvores que passaremos a chamar nossas".

A construção da instalação artística no local decorre até 31 de janeiro de 2023 e a inauguração acontecerá numa data a definir no período de 1 a 15 de fevereiro de 2023. O concurso Archi'Nature 2022 é cofinanciado pelo Programa Erasmus + da União Europeia e visa valorizar o território e os seus recursos naturais e paisagísticos através da arte, promover a utilização de materiais ecológicos na criação de obras de arte e reconhecer e premiar a criatividade.
Faixa publicitária
Faixa publicitária

ELVAS.com.pt O Portal da Cidade
´