Portuguese English French German Italian Spanish
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária

Reguengos vai aderir à Associação Internacional de Cidades Educadoras

 
Reguengos de Monsaraz vai aderir à Associação Internacional de Cidades Educadoras, uma estrutura permanente de colaboração entre os governos locais envolvidos com a Carta das Cidades Educadoras. A decisão foi aprovada por unanimidade na reunião de câmara realizada no dia 15 de Maio e na Assembleia Municipal que decorreu no dia 28 de Junho.

A Associação Internacional de Cidades Educadoras foi fundada em 1994 e integra 395 cidades de 14 países europeus, entre as quais 74 localidades portuguesas. Esta entidade conta também com oito cidades de cinco países em África, 63 cidades de 11 países americanos e 27 cidades de seis países na Ásia-Pacífico.

A Carta das Cidades Educadoras define que a cidade educadora tem como objectivo permanente aprender, trocar, partilhar e, por consequência, enriquecer a vida dos seus habitantes. O documento enuncia princípios em diversos domínios que a autarquia cumpre, tais como na educação com a realização de actividades intergeracionais através do Polo de Reguengos de Monsaraz da Universidade Túlio Espanca, a promoção da igualdade de oportunidades e do sucesso escolar com o Projecto + Sucesso de Acção Estratégica de Promoção do Sucesso Escolar e o apoio ao associativismo jovem.

Na área da cultura, o município realiza actividades que visam a disseminação de diferentes manifestações culturais, na acção social promove a inclusão através do Programa Escolhas – Criar Futuro 6ª Geração, tendo apresentado candidatura ao Programa Escolhas – Criar Futuro 7ª Geração, e no desporto fomenta a intergeracionalidade com o Programa Séniores a Mexer. A autarquia prevê e implementa igualmente políticas educativas amplas, com carácter transversal e inovador nas diversas modalidades de educação, existindo protocolos e parcerias com várias entidades e associações que enriquecem o processo educativo no concelho.

O Município de Reguengos de Monsaraz dispõe de diversos espaços, equipamentos e serviços públicos adequados ao desenvolvimento pessoal, social, moral e cultural dos munícipes, com especial atenção para a infância e a juventude.

ELVAS: Sabores da Toscana no Festival Sete Sóis Sete Luas

O Festival Sete Sóis Sete Luas regressa a Elvas e traz consigo, esta sexta-feira e sábado, dias 12 e 13 de Julho, a degustação de sabores da Toscana.
Os laboratórios de gastronomia vão ser levados a cabo pela chef Daniela Mattonai, da Toscana, Itália, e são abertos ao público em geral, com inscrição prévia, uma vez que as vagas são limitadas.

A degustação de sabores, que representa uma importante cooperação entre as cidades do festival Sete Sóis Sete Luas, convida cozinheiros representativos da diversidade cultural do Mediterrâneo. Antes do início dos concertos será organizada uma degustação gratuita para o público assistente dos concertos.

As inscrições são gratuitas, com um máximo 15 participantes por dia, e devem ser enviadas para os seguintes os emails Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar ; Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar ou telemóvel 965 240 666 (Edgar Nanques), até às 17.00 horas do dia 12 de Julho para a experiência de sabores dos dias 12 e 13 de Julho.

Vote no Sericaia nas 7 Maravilhas Doces de Portugal

 
O Sericaia, um doce típico de Elvas concorre às 7 Maravilhas Doces de Portugal, na categoria de Doce de Colher.

Este doce tradicional, com muita fama também além-fronteiras, tem como madrinha Inês Ramos, jovem talento elvense, na área da representação e da moda, que é também uma grande apreciadora desta iguaria.

O Sericaia, presença habitual à mesa dos elvenses e de quem nos visita, é feito à base de leite, farinha e ovos, e onde não falta o sabor característico da canela.

Para chegar à final o Sericaia necessita do seu voto. Faça como a Inês Ramos e vote!
 
Ligue já 760 107 056.
Faixa publicitária

ELVAS.com.pt O Portal da Cidade
´