Portuguese English French German Italian Spanish
Faixa publicitária

Município de Reguengos de Monsaraz promove medidas para beneficiar os estudantes no seu percurso escolar


 
O Município de Reguengos de Monsaraz chegou a acordo com a TPAC – Serviço Público de Transporte de Passageiros do Alentejo Central para conciliar o horário do autocarro que parte da cidade na hora de almoço para as freguesias do concelho com os das aulas nas escolas. As aulas nesse período do dia terminam às 13.15 horas, que era o mesmo horário de partida do autocarro, o que inviabilizava que os alunos chegassem a tempo à viatura.

Após conversações entre a autarquia e a TPAC, a empresa afinou as rotas e conciliou horários com outros já existentes, tendo ficado definido que a partir desta semana o autocarro parte do Terminal da Rodoviária às 13.40 horas e em seguida passa à porta das escolas para recolher os alunos. Marta Prates, presidente da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz, afirma que "mais nenhum aluno vai perder o autocarro à hora de almoço por incompatibilidade com o horário de saída da escola".

A autarca considera que "isto gerava uma enorme ansiedade nos alunos, nos pais, nos professores e nos funcionários das escolas, assim como nos próprios motoristas que cumprem horários e ordens superiores, obrigando a deslocações constantes dos pais dos alunos a Reguengos de Monsaraz". Durante as conversações, a autarquia assegurou ainda a existência de um autocarro para transportar os alunos para a Caridade, localidade que não era servida por transporte público nesse horário.

No âmbito deste acordo, um autocarro vai sair do Terminal da Rodoviária às 13.20 horas e passar nas portas das escolas para levar os alunos para a Caridade. Marta Prates diz que "são situações que duram há muito tempo e estes são passos que parecem pequenos, mas são enormes para a vida dos alunos e dos pais".

A Câmara Municipal chegou também a acordo com a TPAC para conciliar o horário do autocarro que parte às 7.35 horas da cidade com o da primeira aula na Escola Secundária Gabriel Pereira, em Évora, que tem início às 8.10 horas. Assim, de segunda-feira a sexta-feira há dois autocarros que partem às 7.35 horas de Reguengos de Monsaraz e quando chegam a Évora efetuam trajetos diferentes. Um autocarro faz o percurso habitual e o outro dirige-se para a Escola Secundária Gabriel Pereira para deixar os alunos junto ao estabelecimento escolar cerca das 8.10 horas, permitindo que assistam à primeira aula desde o seu início.

PSP realizou operação "A Solidariedade Não Tem Idade"


 
A Polícia de Segurança Pública (PSP) levou a cabo a operação "A Solidariedade Não Tem Idade/2022", entre os dias 11 de julho e 23 de setembro, na sua área de responsabilidade em Portugal Continental e na totalidade das Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores. Na edição deste ano, foram realizados 3839 contatos individuais de prevenção criminal e 317 ações de sensibilização.
 
Destes contatos, resultaram a sinalização de 649 idosos, tendo sido verificadas 407 situações de risco social e, destes, 298 pessoas foram de imediato encaminhadas para instituições de apoio social. Entre os vários fatores de risco verificados, 140 idosos foram sinalizados por falta de autonomia, 81 por apresentarem quadro clínico grave que exigia acompanhamento médico imediato, 40 por habitarem em condições de vida degradantes, 52 por ausência de redes de contacto, 53 por suspeita de reiterada vitimização de índole criminal e 21 por insuficiência económico-financeira.
 
Esta operação de cariz preventivo, é realizada anualmente pela PSP desde 2012, maioritariamente através dos Polícias das Equipas de Proximidade e Apoio à Vítima (EPAV).
Tem como principal objetivo intensificar o contato direto e diálogo com a população mais idosa (+65 anos), visando a deteção tão precoce quanto possível de casos de fragilidade social, vulnerabilidade física e ou psíquica e suspeitas de crimes contra a integridade física, bem como a promoção do apoio imediato e necessário através de respostas concertadas com as entidades parceiras.

Reguengos de Monsaraz celebra a música no mês de outubro


 
O ciclo de concertos Outubro Mês da Música organizado pelo Município de Reguengos de Monsaraz abre com as comemorações do Dia Mundial da Música. No dia 1 de outubro, pelas 17.30 horas, as bandas filarmónicas da Sociedade Filarmónica Harmonia Reguenguense, Sociedade Filarmónica Corvalense e Centro Cultural de Borba vão desfilar pelas ruas da cidade, seguindo-se às 18.00 horas a receção na Praça da Liberdade.

Neste Dia Mundial da Música, as bandas filarmónicas realizam um concerto a partir das 21.30 horas no Pavilhão Álamo do Parque de Feiras e Exposições. A Banda Sinfónica do Exército vai tocar no segundo concerto do Outubro Mês da Música, no dia 8 de outubro, pelas 21.30 horas, também no Pavilhão Álamo.

O ciclo de concertos encerra no dia 29 de outubro, às 21.30 horas, com o Syrah Ensemble no Auditório Municipal de Reguengos de Monsaraz.
Faixa publicitária
Faixa publicitária

ELVAS.com.pt O Portal da Cidade
´