Portuguese English French German Italian Spanish
Faixa publicitária

ELVAS: Exposição Canina Internacional

Decorre até ao final da tarde deste sábado, a 23.ª edição da Exposição Internacional Canina de Elvas, no Coliseu José Rondão Almeida.

Esta exposição conta com cerca de 600 cães a concurso, e resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal de Elvas com o Clube Português de Canicultura.

Veja aqui a nossa reportagem fotográfica desta 23.ª Exposição Internacional Canina de Elvas.

ELVAS: "Epral em Movimento"

"EPRAL em movimento" é o tema do evento que se realiza esta sexta-feira, dia 6 de Maio, no Pólo de Elvas da EPRAL.

Palestras, rastreio médico e actividades radicais são as iniciativas que incluem nesta "EPRAL em movimento", que visa promover a saúde e o desporto na comunidade escolar. 

O evento inicia-se logo pela manhã com palestras, cujos temas são alimentação saudável, higiene oral e tabagismo. À tarde é a vez das actividades desportivas e radicais.

ELVAS: Romeiros de Vila Boim já chegaram a Fátima

Um grupo de 50 pessoas de Vila Boim, percorreu desde sexta-feira, 29 de Abril, até quarta-feira, 4 de Maio, os 214 quilómetros que separam a localidade até Fátima em carroças puxadas por mulas e éguas.

O trajecto, em jeito de peregrinação, foi uma iniciativa dos Romeiros de Vila Boim. Uns por fé, outros pela experiência, alguns apenas pelo convívio, chamaram a atenção com as carroças enfeitadas com os adornos tradicionais da Feira de São Mateus. Uma iniciativa a repetir, afirmaram, apesar de cinco dias de chuva, dormidas em tendas e carroças e as dificuldades em fazer as subidas do trajecto com os animais.

A ideia partiu de um grupo de amigos dos Romeiros de Vila Boim, explicou um dos membros, Luís Lourenço. Já alguns tinham feito a peregrinação a pé e surgiu a ideia de, ao jeito dos romeiros, levar as tradicionais carroças alentejanas, já usadas por estes durante a Feira de São Mateus, em Elvas. "Estamos muito ligados a isto. Há seis anos retomámos a tradição de ir à feira com as carroças", transporte de outros tempos.

A saída de Vila Boim deu-se na sexta-feira e percorreu Prazeres, Monforte, Ponte de Sôr, Chamusca, Golegã, Torres Novas e por fim Fátima, na quarta-feira. Um percurso "bastante planeado", em que correu tudo dentro das expectativas. As dormidas e a comida foram por conta dos romeiros, que passaram as noites nas carroças ou em tendas.

Num grupo maioritariamente masculino, seis mulheres deram o colorido e ajudaram na preparação da comida. A cozinheira, Fátima Rego, ofereceu-se para acompanhar. "Estou habituada a cozinhar seja onde for, desde que tenha fogão e panelas", referiu. "Enche-me de alegria vê-los a rezar, rezar com eles, iniciar a refeição com uma oração".

Faixa publicitária
Faixa publicitária

ELVAS.com.pt O Portal da Cidade
´