Portuguese English French German Italian Spanish
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária

ELVAS: Festa de Henrique de Ossó

A Família Teresiana, presente em mais de 23 países da Europa, América, África e Ásia, celebra o seu fundador, Santo Henrique de Ossó, a 27 de Janeiro, a que se juntam as 16 comunidades de Portugal.

Em Elvas, na Comunidade do Colégio Luso-Britânico, a festa de Santo Henrique será com a Comunidade educativa no dia 27 de Janeiro e com o MTA-Movimento Teresiano Apostólico no dia 29 de Janeiro, com a presença do arcebispo de Évora, D. José Alves

Henrique de Ossó é um sacerdote, espanhol do século XIX, que nasceu a 16 de Outubro de 1840 em Vinebre, Província de Tarragona, diocese de Tortosa, bem perto de Barcelona.

Fundou a Companhia de Santa Teresa de Jesus (irmãs Teresianas) e o MTA, “um movimento de leigos e leigas na Igreja, assessorado pelas irmãs teresianas, que contribui a modo de fermento na construção do Reino de Deus, através do compromisso cristão no próprio ambiente e no empenho em causas solidárias, inclusivas e interculturais, defendendo sempre a dignidade da pessoa e o cuidado da vida”, refere a Maria de Fátima Magalhães.

Foi beatificado por João Paulo II, na Praça de São Pedro, em Roma, a 14 de Outubro de 1979.

A 16 de Junho de 1993 foi canonizado também por João Paulo II, na Praça Colombo, em Madrid, durante uma visita apostólica que o falecido Papa realizou a Espanha.

GNR apreende mais 30 espécies cinegéticas em cativeiro em Monforte

A GNR anunciou hoje a apreensão 11 gamos, dois veados, 16 javalis e dois patos-reais, numa zona de caça no concelho alentejano de Monforte, no distrito de Portalegre.

De acordo com o Comando Territorial de Portalegre da GNR, a apreensão surgiu na sequência de várias acções de fiscalização levadas a cabo pelos Núcleos de Protecção Ambiental (NPA) da GNR de Portalegre e de Elvas, nos últimos dias.

Os militares da GNR identificaram o presumível infractor e elaboraram um auto de contra ordenação para a Autoridade Florestal Nacional (AFN).

Este tipo de infracção é punível com uma coima que varia entre os mil euros e os três mil e setecentos euros.

Segundo o Comando Territorial da GNR de Portalegre, sendo este caso uma pessoa colectiva, o seu montante máximo poderá elevar-se até vinte e dois mil e quatrocentos euros.

Paulo Baptista nomeado para arbitrar o FC Porto-Nacional

A Comissão de Arbitragem da Liga nomeou o árbitro de Portalegre, Paulo Baptista para dirigir o FC Porto-Nacional, jogo antecipado da 20.ª jornada da Liga que está agendado para esta quarta-feira, dia 26 de Janeiro.

Paulo Baptista será auxiliado por Luís Tavares e José Braga.

O encontro está marcado para as 19.45 horas de quarta-feira no Estádio do Dragão.

Faixa publicitária

ELVAS.com.pt O Portal da Cidade
´