Portuguese English French German Italian Spanish
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária

METEO: Previsão para a Páscoa

Devido a uma depressão localizada a oeste da Península Ibérica, o Instituto de Meteorologia prevê, até à próxima sexta-feira, 22 de Abril, a ocorrência de aguaceiros por vezes fortes, que poderão ser acompanhados de trovoada no território continental.

A partir de sábado prevê-se uma ligeira melhoria das condições do estado do tempo, com ocorrência de aguaceiros em geral fracos e mais prováveis na região sul. Para domingo e segunda-feira há ainda possibilidade de ocorrência de aguaceiros fracos, com uma ligeira subida da temperatura máxima.

No Arquipélago da Madeira, para os próximos dias, prevêem-se períodos de céu muito nublado com ocorrência de aguaceiros fracos, mais prováveis nas vertentes viradas a norte. O vento soprará de noroeste de moderado a forte nas regiões montanhosas. A partir de 24 de Abril, prevê-se uma ligeira melhoria das condições do estado do tempo, com o vento de norte a diminuir de intensidade.

Uma frente fria com fraca actividade irá atravessar todo o Arquipélago dos Açores na quinta-feira, 21 de Abril, provocando céu temporariamente encoberto, acompanhado de aguaceiros fracos com vento moderado de sudoeste, rodando posteriormente para noroeste.

Na sexta-feira e sábado o céu irá apresentar-se com boas abertas em todo o Arquipélago e o vento deverá soprar do quadrante norte moderado.

No domingo e na segunda-feira, com a aproximação e passagem de mais um sistema frontal, prevê-se a ocorrência de chuva e aguaceiros fracos, no Grupo Ocidental e estendendo-se progressivamente aos restantes Grupos.

ELVAS: Assembleia Municipal reúne na próxima quinta-feira, dia 28

A Assembleia Municipal de Elvas tem uma sessão ordinária marcada para 28 de Abril, quinta-feira, às 15.30 horas, no salão nobre da Câmara, com a ordem de trabalhos seguintes:

1 – Ordem de Trabalhos;
2 – Relatório de Actividades;
3 – Aprovação das actas das sessões de 20 de Dezembro de 2010 e 28 de Fevereiro de 2011;
4 – Granital, Granitos de Portugal, reconhecimento de Interesse Municipal;
5 – Trânsito;
6 – 2ª Revisão Orçamental;
7 – Documentos de Prestação de Contas e Termo de Balanço da Tesouraria do ano económico de 2010.

Amêndoas de Portalegre regressam no próximo ano depois da ASAE ter encerrado fábrica em 2008

As amêndoas de Portalegre, produzidas de forma artesanal, que constituem um dos "cartões de visita" da região, na época da Páscoa, vão regressar ao mercado no próximo ano, depois da ASAE ter encerrado a fábrica em 2008.

Segundo José Maria Vintém, proprietário da fábrica, a produção das amêndoas será feita nas antigas instalações, que estão a ser reestruturadas por um dos seus filhos.

A fábrica vai produzir doces conventuais, além das tradicionais amêndoas de Portalegre que serão confeccionadas apenas na época da Páscoa.

Todos os anos, pela época do Carnaval, José Maria Vintém e a esposa Joaquina Vintém, também conhecida pela confecção de doçaria conventual, começavam a trabalhar nas amêndoas pascais, com uma procura "invejável" de norte a sul do país.

Este ano as "famosas" amêndoas ainda não estarão à venda mas tudo se encaminha para que regressem no próximo ano, para adoçar a boca aos portalegrenses e a quem as queira adquirir.

A fábrica das amêndoas de Portalegre foi encerrada em 2008 pela ASAE por falta de espaço, uma decisão que José Maria Vintém considera "excessiva".

O proprietário admite que a fábrica carecia de uma reestruturação, mas defende que desde que as condições de higiene e segurança estivessem asseguradas, como era o caso, não havia motivo para fechar as portas.

Enquanto as amêndoas de Portalegre não regressam ao mercado, o segredo da produção deste doce, continua guardado a "sete chaves".

Faixa publicitária

ELVAS.com.pt O Portal da Cidade
´