Portuguese English French German Italian Spanish
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária

PORTALEGRE: Escola Secundaria foi a Estrasburgo no "Euroescolas"

O Hemiciclo do Parlamento Europeu, recebeu no dia 10 de Fevereiro, 500 jovens de 21 países da União Europeia. Os alunos da Escola Secundária de São Lourenço de Portalegre, foram Eurodeputados por um dia.

O "EUROESCOLA" traduz-se na realização de diversas sessões de um dia no hemiciclo, em Estrasburgo e pretende familiarizar os jovens com o funcionamento das instituições europeias, consciencializá-los sobre a sua condição de cidadãos europeus e a sua intervenção na organização futura da Europa e oferecer-lhes uma tribuna onde possam exprimir as suas opiniões pessoais e valorizar o seu envolvimento no projecto europeu.

Os jovens que participam neste concurso integraram-se em seis comissões multilingues fazendo uso dos seus conhecimentos linguísticos e trocando experiências, pontos de vista e expectativas. Os alunos puderam discutir e apresentar moções de entre 6 temas:

- Papel dos valores da Europa no mundo;

- 2011 Ano Europeu do voluntariado;

- Ambiente e energias renováveis;

- Liberdade de informação e cultura da cidadania;

- Democracia e cidadania;

- Futuro da Europa.

A fase final desta iniciativa europeia terminou com o Concurso Eurogame onde esteve presente a aluna Mónica Lança. Na final deste jogo, quatro equipas, com alunos de várias nacionalidades, confrontaram-se, respondendo a perguntas que lhe foram dirigidas, alternadamente a elas e ao hemiciclo. A sua equipa terminou em primeiro lugar.

No fim, os alunos portugueses foram unânimes em que a experiência tinha sido muito gratificante, afirmando que “Nós os jovens somos o futuro da Europa.”

A delegação oficial da Escola Secundaria de S. Lourenço, incluiu 24 alunos Madalena Luis, Catarina Oliveira, Luis Almeida, Catarina Marmelo, Raquel Miranda, Tiago Rosa, Ana Neves, José Constantino, Andreína Esteves, Inês Pereira, Rodrigo Roque, Miguel Marques, Cátia Neto, António Moura, Susana Pacheco, Luís Barata, Ana Lucindo, João Durão, Petro Savchyn, Andreia Sequeira, Danilo Candeias, Monica Lança, Pedro Elvas, Cecília Cruz e dois professores Jorge Vilhais e Luísa Moreira (coordenadores do projecto na escola).

ELVAS: Jovem fica ferido a combater chamas em casa

Um jovem, com cerca de 18 anos, ficou esta terça-feira ferido quando tentava combater, pelos seus próprios meios, um incêndio em sua casa, no centro histórico da cidade de Elvas.

"O jovem sofreu queimaduras ligeiras no braço e intoxicação por inalação de fumo", indicou o adjunto de Comando dos Bombeiros Voluntários de Elvas, Alexandre Lavadinho, em declarações à agência Lusa.

O incêndio deflagrou cerca das 13.00 horas, no terceiro andar de um prédio, localizado na Rua do Forno, no centro de Elvas, e as causas ainda não foram apuradas. Segundo o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Portalegre, o incêndio provocou danos consideráveis em três divisões da casa, deixando inabitáveis um quarto, cozinha e despensa.

De acordo com a mesma fonte, também a mãe do jovem terá necessitado de assistência no local por inalação de fumo. O jovem foi transportado para o Hospital de Santa Luzia de Elvas.  

Nas operações de socorro estiveram envolvidas três viaturas dos Bombeiros Voluntários de Elvas, incluindo uma ambulância, com 11 elementos.

TGV avança com concurso para estação na linha Lisboa-Madrid

O projecto português de alta velocidade continua a avançar apesar dos protestos dos responsáveis políticos da oposição e das dúvidas sobre o financiamento e a viabilidade económica do mesmo. Os avanços são mais notórios em relação ao troço Lisboa-Madrid, uma vez que os outros dois eixos do projecto do actual Governo para o TGV foram adiados em 2010.

O mais recente avanço no projecto português de alta velocidade foi o lançamento, a 28 de Dezembro, do concurso para o projecto da estação internacional de Elvas/Badajoz. O concurso, com um preço-base de 7,5 milhões de euros, está a decorrer e a despertar o interesse das principais empresas ibéricas de consultoria de engenharia, que têm até dia 16 de Março para apresentar as respectivas propostas. Ganhará quem apresentar a proposta economicamente mais favorável, ou seja, quem fizer o preço mais baixo.

Faixa publicitária

ELVAS.com.pt O Portal da Cidade
´