Faixa publicitária
Portuguese English French German Italian Spanish
Faixa publicitária

ELVAS: Milhares de pessoas são esperadas no São Mateus 2023


 
As Festas em honra do Senhor Jesus da Piedade decorrem este ano de 20 de setembro a 1 de outubro, no Parque da Piedade, e contam com algumas novidades em relação às edições anteriores, sendo esperadas milhares de pessoas.

Este ano, os cabeças de cartaz, no Palco São Mateus, são os Sons do Minho (dia 20); Raya (dia 21); Ivandro (dia 22); Miguel Gameiro & Pólo Norte (dia 23); Carolina Deslandes (dia 28); T-Rex (dia 29) e Os Quatro e Meia (dia 30). Pelo palco, a abrir os concertos vão estar: Soversion (dia 21); Rumo ao Sul (dia 22); Brigada 14 de Janeiro (dia 23); Filhos da Madrugada (dia 28); XP Covers (dia 29) e Tranquiliza (dia 30). Os concertos iniciam-se pelas 22.00 horas.

Na Expo São Mateus conjuga-se inovação com tradição. Assim, há semelhança de anos anteriores, vai dispor de dois palcos de animação, o Palco da Feira e o Palco São Mateus, sendo que este ano este último não irá contar com a presença de DJ’s, encerrando o espaço às 2.00 horas da madrugada.

A prata da casa vai estar em destaque no Palco da Praça da Feira com os concertos de Voz Amiga (dia 20); Xumbo Torto (dia 21); A. R. Musical (dia 22); Roncas D’Elvas (dia 23); Noite de Fados (dia 24); Duo Hélio e Eurico (dia 25) e Noite de Fados (dia 26). Atuam ainda neste palco o Duo Jorge e Célia (dia 27); o Grupo de Cantares de São Vicente e Ventosa (dia 28); João Carlos Tocha (dia 29) e Moura Encantada (dia 30), a partir das 21.00 horas.

Em termos de áreas de lazer o espaço vai contar com três áreas: a zona empresarial e de exposição (Praça da Feira), uma zona de gastronomia (restaurantes, street food e meeting point) e zona lúdica e cultural (espetáculos).

Todos os espetáculos têm entrada gratuita.

De recordar que a romaria de São Mateus é uma das mais importantes do país. O programa dos festejos inclui cerimónias religiosas, sendo a principal a Procissão dos Pendões, presidida, no dia 20, pelo Arcebispo de Évora, D. Francisco Coelho, e uma das maiores manifestações religiosas do país, que atinge, habitualmente, dois a três quilómetros de extensão.

A junção da parte religiosa à parte profana fazem destas festividades um ponto de encontro de famílias, assim como de visitantes de todas as idades, atraindo milhares de pessoas dos concelhos em redor, e da vizinha Extremadura espanhola.

Fique a conhecer toda a programação deste São Mateus 2023 na edição especial do portal ELVAS.com.pt.

ELVAS: Câmara abre concurso para arrendamento de oito habitações


 
A Câmara Municipal de Elvas vai arrendar, em regime de arrendamento apoiado, oito habitações, no âmbito do projeto de apoio social em vigor.

Os imóveis para arrendamento são da tipologia T1, T2 e T3. Os T1 estão localizados no Beco das Romeiras n.º 8 , Rua João de Quintal n.º 17, Rua de Diu n.º 33, os T2 na Rua do Matadouro n.º 1 – 1º Esq., Rua do Tabolado n.º 6 B- 2º andar, Rua do Touro n.º 8 e osT3 na Avenida Europa n.º 15  e Rua do Matadouro n.º 2- 3º Drt., com o prazo de candidaturas a decorrer até 15 de setembro de 2023.

Podem solicitar o arrendamento destes imóveis, agregados familiares nucleares com idade superior a 18 anos, residentes no concelho há mais de 2 anos.

A candidatura ao concurso de arrendamento deve ser instruída e formalizada no Balcão Único da Câmara Municipal de Elvas, ou no Balcão Virtual, através de preenchimento de requerimento e apresentação dos documentos solicitados.

ELVAS: PSP detêm individuo pelo crime de furto e burla


 
A Polícia de Segurança Pública (PSP) deteve esta quarta-feira, dia 6 de setembro, em Elvas, um homem de 47 anos de idade, pelos crimes de furto e burla.

Segundo fonte do Comando Distrital de Portalegre da PSP, a polícia recebeu a notícia de que na zona histórica de Elvas, estariam dois indivíduos a fazerem-se passar por funcionários da EDP que necessitavam de mudar o selo aposto no contador de eletricidade, pedindo posteriormente às vitimas uma quantia monetária como pagamento do suposto serviço, e/ou por representantes de diferentes corporações de bombeiros, que tinham como objetivo a recolha de donativos para as mesmas.

Numa das habitações visitadas, um dos suspeitos aproveitando a distração da moradora, conseguiu também furtar a quantia de 250 euros.

Após conhecimento destes factos, a PSP alocou diferentes recursos policiais para esta ocorrência, tendo procedido a várias diligências, com o objetivo de obter informação que possibilitasse a interceção dos suspeitos.

Recolhida e analisada toda esta informação, foi possível intercetá-los numa zona já fora da cidade de Elvas, proceder à detenção de um suspeito, identificar outro e recuperar parte substancial do valor subtraído às vítimas.

O detido já foi presente ao Juiz de Instrução do Tribunal Judicial de Elvas para 1º interrogatório judicial, não sendo, para já, conhecidas as medidas de coação aplicadas.
Faixa publicitária
Faixa publicitária

ELVAS.com.pt O Portal da Cidade
´