Portuguese English French German Italian Spanish
Faixa publicitária

ELVAS: Protecção Civil Municipal faz apelo à população do concelho


 
Face à situação epidemiológica da Covid-19 no concelho de Elvas, a Autoridade Local de Saúde solicitou à Protecção Civil Municipal de Elvas a divulgação de informações importantes, que a Câmara Municipal leva ao conhecimento da população do concelho:
- neste momento, verifica-se que existe transmissão comunitária no concelho de Elvas;
- estão a ser registados casos de reinfecção, ou seja pessoas que estiveram positivas à Covid-19, em Dezembro ou Janeiro últimos, voltam a estar infectadas;
- e está a acontecer que pessoas com o processo de vacinação concluído estão a ser infectadas.

Perante esta situação, a Autoridade Local de Saúde do Concelho e a Protecção Civil Municipal de Elvas divulgam as recomendações seguintes:
- cada um deve limitar ao mínimo o número de pessoas com quem contacta socialmente sem medidas de protecção (uso de máscara, desinfecção das mãos e cumprimento de distância mínima);
- pede-se a todos que colaborem com a Autoridade Local de Saúde na identificação de contactos de alto risco, a única forma conhecida e eficaz de identificar as cadeias de transmissão e controlar a propagação do vírus.

Diante da realidade actual, a Protecção Civil Municipal de Elvas e a Autoridade Local de Saúde apelam a todos os residentes no concelho, no sentido de terem um comportamento condizente com estas recomendações, para que os números de novos casos dos últimos dias, em breve, tenham uma grande redução.

Praia fluvial de Monsaraz vai ter acção de limpeza do lixo para preservar ecossistemas da albufeira de Alqueva


 
A praia fluvial de Monsaraz vai ter este domingo, dia 11 de Julho, pelas 10.00 horas, uma acção de limpeza do lixo integrada na iniciativa Blue Flag Med Week, no âmbito do programa Clean Seas da Organização das Nações Unidas. A operação de limpeza do areal e das zonas envolventes à praia fluvial de Monsaraz está incluída nesta iniciativa que teve início em 2017 e envolve todos os países do Mediterrâneo membros da bandeira azul internacional, promovendo acções simultâneas de limpeza das praias e marinas sob o lema “Cuidar do mar que nos une”.

Com esta acção pretende-se contribuir para a preservação dos ecossistemas existentes na albufeira de Alqueva, pois o lixo marinho encontra-se em todos os lagos, rios, mares e oceanos do mundo, desde as zonas costeiras densamente povoadas às ilhas mais isoladas. Este tipo de lixo é um enorme problema para o equilíbrio dos ecossistemas marinhos ou lacustres, mas também para a saúde humana.

As praias são ambientes propícios à aglomeração de pessoas e por isso são um local privilegiado para a concentração de resíduos, fabricados ou processados, que depois entram no sistema aquático e acabam no fundo dos oceanos. O lixo marinho afecta inúmeras espécies de mamíferos, répteis, peixes e aves, que ficam presas em redes de pesca ou que confundem os itens de plástico por alimento.

Na edição deste ano da Blue Flag Med Week participam organizações não governamentais de Portugal, Espanha, Croácia, França, Chipre, Montenegro, Grécia, Israel, Eslovénia, Turquia e Malta que pretendem mobilizar os habitantes, as associações, a comunidade escolar e os turistas das regiões para terem um papel activo no combate ao lixo marinho.

CAMPO MAIOR: GNR detém homem por violência doméstica


 
A Guarda Nacional Republicana (GNR), através do Núcleo de Investigação e de Apoio a Vítimas Específicas (NIAVE), deteve em Campo Maior, um homem de 42 anos por violência doméstica.

No âmbito da investigação por violência doméstica, os militares da Guarda apuraram que o suspeito exerceu violência psicológica e física contra a vítima, sua esposa de 37 anos, tendo ainda perseguido a mesma. No decorrer das diligências policiais foi dado cumprimento a um mandado, culminando na sua detenção.

O detido, após ter sido presente ao Tribunal Judicial de Elvas, ficou sujeito às medidas de coação de proibição de contactos por qualquer meio ou forma com a vítima, afastamento do local da residência e de trabalho da vítima, bem como dos locais que a mesma frequente, vigiado por pulseira electrónica.
Faixa publicitária
Faixa publicitária

ELVAS.com.pt O Portal da Cidade
´