Portuguese English French German Italian Spanish
Faixa publicitária

REGUENGOS: Município lança "Call for Artists" para instalação artística no Centro Náutico de Monsaraz


 
O Município de Reguengos de Monsaraz lançou uma Call for Artists para o concurso ARCHI’Nature 2021, que tem como objectivo a criação de uma instalação artística no Centro Náutico de Monsaraz, junto ao Lago Alqueva. Podem candidatar-se arquitectos, arquitectos paisagistas, artistas, profissionais das artes, associações artísticas e estudantes de arquitectura, belas artes, design, artes aplicadas, desenho urbano e paisagismo, sozinhos ou em equipa.
 
As candidaturas terão de ser efectuadas no site da autarquia até 30 de Maio, segue-se a análise pelo júri do concurso e a divulgação do projecto vencedor no dia 7 de Junho, que receberá um prémio de 1.500 euros. Os projectos vão ser avaliados pelo enquadramento no local, estética e materiais utilizados, estando prevista a inauguração da instalação artística vencedora entre os dias 18 e 22 de Agosto.
 
Este concurso faz parte da iniciativa ARCHI’Nature, integrada no projecto Erasmus +, da Comissão Europeia. Durante dois anos, de Março de 2021 a Fevereiro de 2023, vão ser criadas obras de arte sobre o Lago Alqueva, promovendo uma dinâmica cultural que vai envolver a comunidade escolar e os cidadãos.
 
Esta iniciativa tem como objectivo o desenvolvimento conjunto de trabalhos artísticos e instalações temporárias, através de uma aproximação participativa que inclua a valorização da riqueza ambiental. Para além do Lago Alqueva, integram este projecto os lagos Iseo (Itália), Annecy (França), Kerkini (Grécia) e Aiguebelette (França).

CASTELO DE VIDE: GNR detém homem por violência doméstica

A Guarda Nacional Republicana (GNR) deteve na passada quarta-feira, dia 5 de Maio, um homem de 84 anos de idade por violência doméstica, no concelho de Castelo de Vide.

Segundo fonte do Comando Territorial de Portalegre da GNR, no decurso de uma investigação por violência doméstica, os militares apuraram que o agressor infligiu maus-tratos físicos e psicológicos, bem como ameaças de morte com recurso a uma faca, à vítima, sua companheira de 60 anos, fragilizando-a e levando-a a temer pela própria vida. Após diligências policiais, foi dado cumprimento a um mandado de detenção.

O detido foi presente ao Tribunal Judicial de Castelo de Vide, onde lhe foram aplicadas as medidas de coação de proibição de contactar por qualquer meio com a vítima e obrigação de afastamento da residência da vítima, num raio de 150 metros, controlado por pulseira electrónica.

REGUENGOS: Carta Arqueológica vai permitir conhecer centenas de sítios

 
O Município de Reguengos de Monsaraz deu início à elaboração da Carta Arqueológica do concelho. Num trabalho coordenado pelos arqueólogos Rui Mataloto, André Pereira e Manuel Calado, pretende-se dar continuidade e actualidade à múltipla informação dada a conhecer por muitos dos investigadores que cruzaram o território concelhio.
 
A informação reunida e escrutinada será posteriormente vertida para os instrumentos locais de gestão do património, nomeadamente o Plano de Director Municipal, mas também para uma edição que permita a todos uma visão global sobre o património. O território do concelho de Reguengos de Monsaraz, pela sua extensão, riqueza e diversidade, desde muito cedo atraiu e fixou as vivências humanas, deixando marcas mais ou menos visíveis na paisagem, dando-lhe a espessura única dos milénios.
 
Do Paleolítico à Medievalidade são já conhecidos centenas de sítios arqueológicos, vivendo este território máximo dinamismo há 5.000 anos, quando foram erguidos mais de uma centena de megálitos e foi aberto o grande recinto de fossos dos Perdigões. Todavia, numa paisagem em grande transformação, sinal do dinamismo humano e económico, importa identificar, caracterizar e proteger este imenso património arqueológico para que as gerações futuras retenham também o seu sentido identitário.
Faixa publicitária
Faixa publicitária

ELVAS.com.pt O Portal da Cidade
´