Portuguese English French German Italian Spanish
Faixa publicitária

Portalegre é “a única capital de distrito que não tem uma autoestrada”

 
Fermelinda Carvalho, que está a cumprir o terceiro e último mandato como presidente da Câmara Municipal de Arronches e presidente da Associação dos Agricultores do Distrito de Portalegre, desde 2014, é a candidata do Partido Social Democrata (PSD) à Câmara Municipal de Portalegre.
 
No jantar-conferência de apresentação da candidata do PSD à Câmara Municipal, Fermelinda Carvalho defendeu uma aposta na "saúde", sector que “apresenta carências” que afastam a fixação de pessoas.

Assumindo-se uma defensora do mundo rural e das populações do Alto Alentejo, Fermelinda Carvalho apelou ao investimento com efeito multiplicador no distrito, nomeadamente em novas vias rodoviárias.

"Ao longo de décadas, o nosso território tem sido discriminado pela negativa. Não me recordo de nenhum investimento com relevância, simplesmente não foi feito. Se não fosse o investimento privado em vários sectores de actividade, graças aos nossos empresários locais, muitos jovens não teriam cá ficado. Os municípios sistematicamente substituem o Estado central naquilo que lhe competia", apontou.

"Somos a única capital de distrito que não tem uma autoestrada que traga as pessoas até cá", acrescentou.

A candidata critica o desinvestimento do Governo na segurança de pessoas e bens. "São os municípios que pagam muito dos salários aos nossos bombeiros, adquirem ambulâncias de transporte e socorro, viaturas para combate e incêndios, equipamentos de protecção e executam as intervenções necessárias nos quartéis", disse.

Fermelinda Carvalho critica o Governo por preferir apoiar "estruturas e organismos para fidelizar clientelismos partidários".

"Porque acredito no interior do país, nas suas potencialidades, e porque quero continuar a dar o meu contributo neste território, aceitei o convite do meu partido para encabeçar uma lista ao município de Portalegre, concelho que me viu nascer e onde sempre vivi. O meu concelho precisa de um novo ânimo, um novo rumo, uma nova oportunidade", concluiu.

Centro de Formação de Portalegre da GNR doa sangue no Dia do Dador

 
A Escola da Guarda Nacional Republicana (GNR), através do Centro de Formação de Portalegre, efectuou no passado dia 14 de Junho, 106 dádivas de sangue através dos seus formandos do Curso de Formação de Guardas, militares e funcionários civis, em Portalegre.

No âmbito do Dia Mundial do Dador de Sangue, que pretende aumentar a consciência de todos para a necessidade de recolha de sangue e, ao mesmo tempo, reconhecer a importância de quem se voluntária e contribui para salvar vidas e melhorar a saúde, os formandos, militares e funcionários civis do Centro de Formação de Portalegre participaram nesta iniciativa através de 106 doações de sangue voluntárias.

Esta acção contou com o apoio da Associação de Dadores Benévolos de Sangue de Portalegre e do Instituto Português do Sangue e da Transplantação.

A afirmação do espírito de solidariedade dos futuros e actuais militares da Guarda Nacional Republicana esteve bem patente nesta associação à nobre causa de "dar sangue é partilhar vida"!

Campanha “Dê Troco a Quem Precisa” já decorre nas farmácias aderentes do distrito de Évora

Pelo quinto ano consecutivo, a Associação Dignitude está a promover, até ao próximo dia 29 de Junho, a campanha de angariação de fundos "Dê Troco a Quem Precisa", que irá decorrer nas farmácias aderentes do Distrito de Évora.

A iniciativa convida os portugueses a doar o troco das compras realizadas nas farmácias à Emergência abem: COVID-19, para ajudar as pessoas mais vulneráveis devido à pandemia. Os donativos recolhidos serão integralmente aplicados no acesso a medicamentos, produtos e serviços de saúde para quem mais precisa.

A Emergência abem: COVID-19 foi lançada em Março de 2020 e já presta apoio a mais de 1.400 portugueses referenciados por entidades parceiras locais, de que fazem parte Câmaras Municipais, Juntas de Freguesia, Instituições Particulares de Solidariedade Social, Cáritas e Misericórdias.

Élia Quintas, vice-presidente da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz, destaca:  "o programa abem: tem sido uma excelente ajuda na promoção da igualdade de acesso ao medicamento no Concelho de Reguengos de Monsaraz, contribuindo para a diminuição das desigualdades sociais e de saúde da nossa população."

"As Farmácias aderentes do distrito de Évora decidiram juntar-se à Campanha Dê Troco a Quem Precisa para ajudar as famílias mais impactadas pela pandemia. Entre 21 e 29 de Junho é possível fazer a diferença na vida dos mais desprotegidos! Convidamos todos os portugueses a juntarem-se a nós nesta onda solidária", apela Sara Grou, farmacêutica.

Além da campanha que irá decorrer nas farmácias aderentes até 29 de Junho, é ainda possível apoiar esta iniciativa através de transferência bancária (PT50 0036 0000 9910 5930 0855 9) ou via MBWAY (932 440 068). Os doadores podem enviar comprovativo de transferência, nome e NIF para Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar , para que lhes seja enviado o recibo de donativo.

Esta é uma iniciativa apoiada pela Portugal Inovação Social, através de Fundos da União Europeia.

Faixa publicitária
Faixa publicitária

ELVAS.com.pt O Portal da Cidade
´