Portuguese English French German Italian Spanish
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária

ELVAS: Conferências sobre “Alentejo Restaurado” decorreram este fim-de-semana na Casa da Cultura

A Casa da Cultura de Elvas, recebeu, durante a sexta-feira e o sábado, 28 e 29 de junho, as Conferências Internacionais de Elvas 2019, este ano com principal incidência no "Alentejo Restaurado" e nas Guerras da Restauração, do ponto de vista da realidade alentejana. Procurou ainda incidir sobre os confrontos entre o reino de Portugal e a coroa de Castela, ocorridos maioritariamente no referido território nacional, com início em Elvas (1659).

O evento reuniu dezenas de conferencistas, contando ainda com a presença de Vitória Branco, vereadora da Câmara Municipal de Elvas. O Sitio dos Murtais recebeu durante a manhã de sábado a interpretação no campo da Batalha das Linhas de Elvas, feita por António Duarte. Pela tarde, Abílio Lousada apresentou na Casa da Cultura de Elvas, o livro “Glórias e Desaires da História Militar de Portugal”. Já pela noite fora, o Forte da Graça recebeu uma visita, feita por Jacinto Cesar.

Organizada pela Associação de Desenvolvimento pela Cultura (AIAR), a iniciativa integrou as comemorações dos 360 anos da Batalha das Linhas de Elvas, celebrados este ano.

REGUENGOS: Campinho recebe segunda edição do Festival do Caracol

A segunda edição do Festival do Caracol vai decorrer entre os dias 5 e 7 de Julho em Campinho, localidade do concelho de Reguengos de Monsaraz. O evento realiza-se no Parque Campinho e terá uma ementa constituída por Caracol à Bulhão Pato, Caracol com Molho de Mostarda, Caracol de Cebolada, Caracol em Molho de Tomate, Caracol Cozido, Carne de Porco com Caracol, Feijoada de Caracol e Caracoletas Grelhadas.

A cerimónia de abertura do festival realiza-se no dia 5 de Julho, às 19.00 horas, com a actuação do Grupo Coral Os Bel’Aurora, seguindo-se duas horas mais tarde o Grupo En’Canta Modas e a partir das 22.00 horas um baile com Ruben Baião. No sábado, pelas 19.00 horas, sobe ao palco o Grupo Al’Canti, e uma hora depois actua o Grupo Instrumental "Os Lírios do Campo". A fechar a noite, pelas 21.00 hora, cantam Rafa e Beltran, e a partir das 22.00 hora realiza-se um baile com Artur Barroso.

O último dia do festival vai receber às 19.00 horas o Grupo Coral "Gente Nova" de Campinho, uma hora depois sobe ao palco o Grupo Coral e Instrumental "Brisas do Alentejo" e a fechar o evento, pelas 21.00 hora, haverá um baile com o grupo Sons e Tons. O Festival do Caracol é um evento da responsabilidade da União de Freguesias de Campo e Campinho e do Município de Reguengos de Monsaraz.

ELVAS: Câmara Municipal assinala aniversário da classificação da cidade a Património Mundial

 
A Câmara Municipal de Elvas vai assinalar este domingo, dia 30 de Junho, com um espectáculo de luz, cor, som e movimento, o 7.º aniversário da classificação da cidade a Património Mundial da Unesco.

Este espectáculo, tem início agendado para as 21.30 horas, e decorre na Praça da República.

De recordar que Elvas ostenta o título de Património Mundial desde 30 de Junho de 2012. Sensível à autenticidade e estado de conservação com que a Cidade-Quartel Fronteiriça de Elvas e suas Fortificações chegaram ao século XXI, a Unesco conferiu este selo que é uma garantia nos planos culturais e turísticos.
Faixa publicitária

ELVAS.com.pt O Portal da Cidade
´