Portuguese English French German Italian Spanish
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária

ESTREMOZ: Visitas em comboio turístico decorrem até Setembro

As visitas pela cidade de Estremoz, no distrito de Évora, em comboio turístico começaram esta terça-feira, dia 2 de Julho, e está previsto que decorram até meados de Setembro, informou a câmara municipal.

O município disponibiliza um circuito turístico em comboio motorizado, com o objectivo de "aumentar a oferta turística na cidade, durante os meses de verão, época em que o afluxo de visitantes é mais elevado", dando assim a conhecer "os principais pontos de interesse histórico, patrimonial e monumental".

O comboio é composto por uma locomotiva e duas carruagens, com capacidade máxima para 56 pessoas em cada volta que efectuar, com a duração de uma hora, estando prevista a realização de seis saídas diárias, circulando de terça-feira a domingo, incluindo nos dias feriados.

Segundo a autarquia, ao longo do percurso é accionada uma gravação, em língua portuguesa, descrevendo os monumentos e pontos de interesse à passagem do comboio e dando a conhecer os factos históricos, artísticos, arquitectónicos e curiosidades que lhe estão associados.

ARRONCHES: Apreendida arma em processo de violência doméstica

A Guarda Nacional Republicana (GNR) anunciou esta terça-feira, dia 2 de Julho, ter apreendido uma arma de caça, como medida cautelar, a um homem de 50 anos, em Arronches, na sequência de um processo relacionado com violência doméstica.

O Comando Territorial de Portalegre da GNR explica, em comunicado, que a apreensão ocorreu no sábado, na sequência de uma investigação pela prática do crime de violência doméstica, em que o suspeito exercia violência psicológica sobre companheira, de 39 anos.

De acordo com a guarda, os factos foram remetidos ao Tribunal Judicial de Elvas.

Reguengos vai celebrar protocolo de colaboração com a RECEVIN, AMPV e as Cidades do Vinho

O Município de Reguengos de Monsaraz aprovou na reunião de câmara realizada no dia 12 de Junho a celebração de um protocolo de colaboração com a RECEVIN – Rede Europeia das Cidades do Vinho, a AMPV – Associação dos Municípios Portugueses do Vinho e as autarquias das localidades que já foram Cidade do Vinho.

A distinção de Cidade Europeia do Vinho, atribuída pela RECEVIN, e a de Cidade do Vinho, conferida pela AMPV, foram concedidas às seguintes localidades: Palmela (Cidade do Vinho 2009), Beja (Cidade do Vinho 2010), Viana do Castelo (Cidade do Vinho 2011), Palmela (Cidade Europeia do Vinho 2012), Vidigueira (Cidade do Vinho 2013), Barcelos (Cidade do Vinho 2014), Reguengos de Monsaraz (Cidade Europeia do Vinho 2015), Lagoa (Cidade do Vinho 2016), Madalena do Pico (Cidade do Vinho 2017), Torres Vedras e Alenquer (Cidade Europeia do Vinho 2018) e Peso da Régua (Cidade do Vinho 2019).

Este protocolo prevê a promoção conjunta e em rede dos vinhos e dos produtos agro-alimentares e turísticos dos territórios das cidades distinguidas como Cidade do Vinho, mas privilegiando e incentivando o desenvolvimento de formas de colaboração com outras cidades de municípios associados da AMPV e da RECEVIN. O acordo visa fomentar parcerias e a partilha de experiências e de boas práticas para a defesa e a promoção das paisagens vitivinícolas e dos territórios eco sustentáveis, na organização de eventos, na divulgação e no apoio à comercialização de produtos enoturísticos, assim como a dinamização de uma gala anual da Cidade do Vinho com a entrega dos galardões.

O documento define ainda a colocação de um monumento evocativo da distinção de Cidade do Vinho em todas as localidades que receberam o galardão.
Faixa publicitária

ELVAS.com.pt O Portal da Cidade
´