Portuguese English French German Italian Spanish
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária

ELVAS: Pulseira electrónica por violência doméstica

A Guarda Nacional Republicana (GNR), através do Núcleo Investigação e Apoio a Vítimas Especificas (NIAVE), deteve em Elvas, na passada quinta-feira, dia 2 de Maio, um homem de 76 anos de idade, pelo crime de violência doméstica.

No âmbito de uma investigação, em que o suspeito agredia fisicamente a sua esposa, de 72 anos, a GNR deu cumprimento a um mandado de detenção e apreendeu duas armas de caça e duas machadas.

O homem foi presente ao Juiz de Instrução Criminal do Tribunal Judicial de Elvas, para primeiro interrogatório judicial, tendo-lhe sido aplicadas as medidas de coacção de vigilância com controlo à distancia (pulseira electrónica), proibição de contacto com a vítima, proibição de se aproximar da residência e proibição de adquirir armas de fogo.

Altice anuncia investimento superior a 10 milhões de euros no Alto Alentejo

O Comité Executivo da Altice Portugal terminou esta sexta-feira, dia 3 de Maio, um périplo pelo Alentejo, com passagem por sete concelhos, onde anunciou um conjunto de iniciativas que representam um investimento superior a 10 milhões de euros na região: reforço da expansão da fibra óptica; reforço da cobertura 4G; parceria tecnológica com parque empresarial; parceira com academia; e acções de alargamento da responsabilidade social.

Numa óptica de investimento em infra-estruturas de fibra óptica de última geração, assim como na modernização da rede móvel e na expansão do 4G, foram assinados nos Municípios de Portalegre, Campo Maior, Elvas e Marvão, protocolos no âmbito da infra-estruturação e redes. Com este reforço de investimento, os mais de 60.000 habitantes destes municípios vão passar a usufruir de uma cobertura em fibra óptica de cerca de 80% e em rede móvel 4G de mais de 90%.

Alexandre Fonseca, Presidente Executivo da Altice Portugal, realizando o balanço desta deslocação, considera que “o périplo no Alto Alentejo demonstra uma vez mais, a próxima relação que a Altice Portugal tem com o território e com as pessoas, ao trazer investimento tão importante para regiões como estas, com baixa densidade populacional, de forma a permitir que as populações continuem o seu trajecto de crescimento e de desenvolvimento. A Altice Portugal é uma empresa de país inteiro, para o país inteiro, no país inteiro. Para nós, é muito gratificante, vermos autarcas e empresários não só a enaltecer esta nossa estratégia, como a desafiarem-nos para projectos e a darem-nos os parabéns por estas iniciativas que temos tido e pelo trabalho que estamos a fazer. É um trabalho genuíno, é um trabalho sério, e acima de tudo é um trabalho em prol do país, da economia e do desenvolvimento social. Fazemo-lo com muito gosto, nesta lógica que esta Comissão Executiva tem vindo a protagonizar, de humanizar a gestão, de humanizar a tecnologia, sendo esse o caminho que queremos continuar a seguir. O que ouvimos dos autarcas desta região foram palavras muito reconfortantes que são um precioso factor de motivação para esta nossa estratégia dedicada às pessoas e ao território”.

Esta intervenção no interior do país está em linha com a estratégia que a Altice Portugal tem adoptado ao nível do investimento, da inovação, da intervenção social e da proximidade. O investimento agora protagonizado pela Altice Portugal contribui ainda para aquele que é um dos principais objectivos da empresa no que concerne à infra-estruturação de fibra óptica em Portugal: cobertura quase integral do território nacional até 2020, o correspondente a 5,3 milhões de casas em 308 concelhos e mais de 27 mil locais.

A visita da Altice Portugal a estes concelhos fica também marcada pela assinatura de um protocolo entre a PT Empresas, a Altice Labs e o Parque do Alentejo de Ciência e Tecnologia, em Évora, nomeadamente nas áreas das telecomunicações, comunicações electrónicas, soluções cloud, tecnologias/sistemas de informação e nos serviços de business process outsourcing. O objectivo é estabelecer laços fortes de cooperação, com vista ao mais profundo conhecimento e satisfação das suas necessidades nomeadamente no que diz respeito a desenvolvimento de produtos e serviços, a prestação de serviços e integração de sistemas na área das tecnologias de informação e comunicação.

Já numa lógica de aproximação e reforço da ligação à academia, foi ainda assinado no Instituto Politécnico de Portalegre, o protocolo de parceria com a Altice Labs, momento que contou com presença de Alexandre Fonseca, CEO da Altice Portugal, do Comité Executivo da empresa, de Alcino Lavrador, Director Geral da Altice Labs e de Albano Silva, Presidente do Politécnico de Portalegre.

Outro dos pilares da estratégia da Altice Portugal, reforçado durante a passagem nestas localidades, é o pilar da intervenção social. Neste âmbito, a Altice Portugal, através da Fundação Altice, e em colaboração com a Câmara Municipal de Arronches e com a Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz, inaugura duas novas cabines de leitura. À semelhança do que tem sido feito um pouco por todo o país, estas antigas cabines telefónicas passam a ser uma autêntica biblioteca comunitária, promovendo a leitura. O objectivo desta iniciativa é estreitar laços comunitários, exercitar a cidadania e fomentar a leitura num espaço totalmente inusitado.

E porque a Altice Portugal acredita que a igualdade de oportunidades começa na educação, foram também entregues tablets 4G da Huawei com conteúdos digitais LeYa aos Agrupamentos Escolares de Arronches. O objectivo é criar oportunidades iguais para todos os jovens, contribuindo, assim, para a construção da Sociedade da Informação e acesso às Tecnologias de Informação e Comunicação. Este é um compromisso que a Altice Portugal assume com a sociedade portuguesa, nas suas funções core: tecnologia e acesso.

O périplo de dois dias do Comité Executivo da Altice Portugal terminou em Monsaraz, onde toda a Administração da Empresa foi recebida pelo presidente da autarquia, antes do início da reunião estratégica da Altice, seguindo-se a inauguração da cabine de leitura em Reguengos.

ELVAS: Passeio Literário decorre este sábado no Centro Histórico

Um passeio literário pelo Centro Histórico tem lugar este sábado, dia 4 de Maio, a partir das 10.00 horas, numa iniciativa da Biblioteca Municipal de Elvas Dra. Elsa Grilo no âmbito da comemoração do Dia Mundial do Livro, que se assinalou a 23 de Abril.

Com ponto de encontro marcado para a Parada do Castelo de Elvas, este passeio será conduzido por Nuno Franco Pires, autor do livro "Searas ao Vento", e irá percorrer várias artérias da cidade, tais como a Parada do Castelo; Fábrica da Ameixa "Sereno & Fonseca"; Igreja e museu dos Terceiros; Muralha abaluartada (sobre a Porta de São Vicente); Fonte da Prata; Igreja de São Pedro; Jardim das Viúvas; Sociedade 1º de Dezembro (Azevia).

Faixa publicitária

ELVAS.com.pt O Portal da Cidade
´