Variante a Santa Eulália poderá ser uma realidade

O executivo municipal ratificou na quarta-feira, dia 12 de junho, o memorando de entendimento relativo à supressão e reclassificação de Passagens de Nível na Linha do Leste, concelho de Elvas, na reunião de câmara, realizada em São Vicente.

O documento, assinado entre o Município de Elvas e a Infraestruturas de Portugal, prevê o encerramento da passagem de nível da Ponte das Hortas, assim como de mais duas passagens de nível e a construção de variante ao túnel de Santa Eulália.

Neste memorando, ao Município caberá a elaboração dos projetos, a execução das empreitadas, cabendo às Infraestruturas de Portugal assumir os encargos financeiros necessários.

De acordo com o presidente da Câmara Municipal de Elvas, Comendador Rondão Almeida, “foi aprovado um memorando de entendimento com as infraestruturas de Portugal para resolver uma situação que preocupa a população de Santa Eulália: a passagem no túnel, e a supressão da passagem de nível na Ponte das Hortas. Não podemos esquecer os acidentes que, nestes dois locais, se têm verificado. Nesta data não existe qualquer projeto de variante a Santa Eulália, será feito, caso o memorando assinado tenha o aval do Ministério das Infraestruturas, e quando for para avançar será auscultada a população de Santa Eulália, sobre a solução a adoptar. Neste momento, e numa fase tão precoce, sem qualquer projeto ou indicação de aceitação do memorando por parte das entidades competentes, ainda não faz qualquer sentido ouvir a população de Santa Eulália. A seu tempo, asseguro que serão ouvidos e chegaremos a um consenso sobre a melhor forma de resolver esta questão”, referiu em comunicado publicado na página de facebook do município.