Portuguese English French German Italian Spanish
Faixa publicitária

Fórum Parlamentar Luso-Espanhol inscreve vários projetos para o Alto Alentejo nas suas conclusões

Avaliação: / 0
FracoBom 
 
O distrito de Portalegre viu vários projectos serem inscritos nas conclusões do "VIII Fórum Parlamentar Luso-Espanhol", que decorreu no passado domingo e segunda-feira, dias 13 e 14 de Setembro, na Assembleia da Republica, em Lisboa. As delegações parlamentares de ambos os países foram lideradas pelos presidentes dos respectivos parlamentos, Eduardo Ferro Rodrigues, presidente da Assembleia da República de Portugal e Meritxell Batet, presidente do Congresso dos Deputados de Espanha.
 
O deputado do Partido Socialista (PS), Luís Moreira Testa, eleito pelo distrito de Portalegre, participou no Fórum Parlamentar Luso-Espanhol, fazendo parte do painel sobre as Relações Transfronteiriças e Infraestruturas, no qual assumiu a responsabilidade de integrar a equipa de redação das conclusões.
 
"A ambição está bem patente nas conclusões da reunião dos deputados ibéricos", sublinhou o deputado socialista, que destaca a construção da Ponte Internacional sobre o Rio Sever entre Nisa e Cedillo e o desenvolvimento da ligação por Campo Maior à fronteira do Retiro e à Plataforma Logística Elvas-Badajoz entre os planos previstos no documento final do encontro.
 
A promoção desta plataforma logística, a aposta no projecto inovador de mobilidade ferroviária a hidrogénio no Ramal de Cáceres e na Linha do Leste, a implantação da linha de alta prestação Lisboa - Sines - Poceirão - Évora - Elvas - Badajoz - Cáceres - Madrid, bem como um Centro Ibérico de Energia Renovável com a participação do Politécnico de Portalegre, são outros planos também inscritos nas conclusões deste Fórum.
 
"A entrada destes projectos na agenda dos dois países é mais um passo na promoção da centralidade do Distrito de Portalegre no contexto da Península Ibérica", defendeu Luís Moreira Testa, Vice-Presidente do Grupo Parlamentar do Partido Socialista.
Faixa publicitária
Faixa publicitária

ELVAS.com.pt O Portal da Cidade
´