Portuguese English French German Italian Spanish
Faixa publicitária

Festival Eurovisão da Canção em Roterdão cancelado

Avaliação: / 0
FracoBom 

A edição deste ano do festival Eurovisão da Canção, que iria decorrer em maio, em Roterdão, nos Países Baixos, foi cancelada, anunciou a organização.

Num comunicado divulgado nas redes sociais do evento, a organização, a cargo da União Europeia de Radiodifusão, refere que, ao longo das últimas semanas, foram "exploradas várias opções alternativas que permitissem que o concurso fosse por diante", mas a "incerteza gerada pela transmissão da doença Covid-19 pela Europa – e as restrições postas em prática pelos governos dos participantes e pelas autoridades holandesas – fez com que fosse tomada a difícil decisão de que é impossível continuar com o evento ao vivo como planeado".

No mesmo comunicado, a organização refere que vão ser mantidas discussões entre todas as partes envolvidas, incluindo a cidade de Roterdão, sobre o local de acolhimento do evento em 2021.

A 65.ª edição do Festival Eurovisão da Canção deveria realizar-se entre 12 e 16 de maio. As semifinais estavam marcadas para os dias 12 e 14 e a final para o dia 16.
Os representantes dos 41 países participantes, Portugal incluído, já estavam escolhidos.

O tema que iria representar Portugal – "Medo de Sentir" (composto por Marta Carvalho e interpretado por Elisa) - foi escolhido em 7 de Março, na final do Festival da Canção, que decorreu em Elvas.

Marta Carvalho, numa publicação partilhada na sua página oficial na rede social Facebook, depois do anúncio do cancelamento, salientou que a decisão foi feita "pelo bem de toda a comunidade, e pela saúde de todos".

"Mesmo assim, Portugal teve o seu próprio Festival da Canção, que para mim, tem mais valor. É o meu país. Obrigada a todos pelo apoio a esta canção. Acompanhem o trabalho da maravilhosa Elisa. Ela merece. Por aqui, tudo continua. Porque nada, mas mesmo nada, pode parar o que viemos ao mundo para fazer. Música", lê-se na mensagem.

Portugal participou no Festival Eurovisão da Canção pela primeira vez em 1964, tendo entretanto falhado cinco edições (em 1970, 2000, 2002, 2013 e 2016).
Entre 2004 e 2007, inclusive, e em 2011, 2012, 2014, 2015 e 2019, Portugal falhou a passagem à final.

Portugal venceu pela primeira vez o Festival Eurovisão da Canção em 2017, com o tema "Amar pelos dois", interpretado por Salvador Sobral e composto por Luísa Sobral. Na sequência da vitória, Lisboa acolheu o concurso no ano seguinte, por uma única vez, até agora.

Faixa publicitária
Faixa publicitária

ELVAS.com.pt O Portal da Cidade
´