Faixa publicitária
Portuguese English French German Italian Spanish
Faixa publicitária
Faixa publicitária

ELVAS: Centro Nacional de Competências para as Alterações Climáticas vai ser uma realidade

Avaliação: / 0
FracoBom 

O pólo de Elvas do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV), acolheu na manhã desta quarta-feira, dia 11 de Setembro, a assinatura do protocolo de criação do Centro Nacional de Competências para as Alterações Climáticas do Sector Agro-florestal (CNCACSA).

Este organismo, do qual o Município de Elvas é parceiro, resulta da união de diversas associações e instituições do sector, como a ANPROMIS, ANPOC, ADVID, FENAREG, FNOP e UNAC, envolvendo  entidades representativas do sector Agro-florestal nacional e organismos públicos, nomeadamente o INIAV.

A assinatura do documento decorreu no decurso do encontro "Alterações climáticas: Que desafios para o sector agro-florestal nacional?", que decorreu na antiga Estação Nacional de Melhoramento de Plantas, e que contou com a presença dos ministros da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Capoulas Santos e da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor.

Nuno Mocinha, presidente da Câmara Municipal de Elvas, interveio na sessão de abertura, tendo-se afirmado "muito satisfeito com a implementação deste centro, num sector deveras importante para a economia nacional, e que permite uma abordagem diferenciada à questão das alterações climáticas".

O autarca salientou ainda que este organismo é “um projecto complementar a outro, que foi candidatado a fundos comunitários, e que pretende dotar o INIAV de novos laboratórios e mão-de-obra especializada”, referindo ao laboratório colaborativo que vai ser implementado também neste local.

O ministro da Agricultura, Capoulas Santos, sublinhou a necessidade de existir uma "adaptação às novas realidades climáticas, temos que mitigar estas consequências e isto é um trabalho de longo prazo, de longo folgo e que tem de ser desenvolvido em diversas frentes. E para isso só a cooperação e a ciência e, naturalmente, os instrumentos de política que possam ser depois mobilizados para a resolução concreta dos problemas é que podem dar a resposta".

O CNCACSA, que vai ficar instalado na Estação Nacional de Melhoramento de Plantas, tem mais de uma dezena de entidades gestoras, entre as quais o Município de Elvas, INIAV, a Associação Nacional dos Produtores de Milho e Sorgo (ANPROMIS), a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) ou a Direcção Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR).

Para além disso, conta ainda com 40 parceiros, de várias áreas, entre as quais do ensino superior nacional com cursos neste sector.

Faixa publicitária

ELVAS.com.pt O Portal da Cidade
´