Portuguese English French German Italian Spanish
Faixa publicitária
Faixa publicitária

ELVAS: Ramón Rocha Maqueda recebeu medalha de ouro da cidade

Avaliação: / 0
FracoBom 
 
A Câmara Municipal de Elvas entregou na tarde deste sábado, dia 20 de Outubro, a medalha de ouro da cidade ao ex-alcaide de Olivença, Ramón Rocha Maqueda, numa cerimónia que contou com casa cheia no Cine-Teatro Municipal de Elvas.

A medalha foi entregue pelo presidente da Câmara Municipal de Elvas, Nuno Mocinha, que sublinhou o percurso do autarca, à frente da cidade vizinha de Olivença, e que teve como expoente máximo a construção da Ponte Internacional da Ajuda, onde teve um papel fundamental para que esta se tornasse realidade.

Nuno Mocinha salientou que "hoje é um dia importante, para Elvas, para Olivença e para o Ramón Rocha, porque faz-se justiça, porque é justo aquilo que a Câmara Municipal de Elvas decidiu e quis dizer ao Ramón. Elvas reconhece aquilo que é o seu trabalho, assim como o empenho, a dedicação e determinação, porque quando muitos acreditavam que não era possível fazer um ponte que estreitava a distância que havia e prejudicava a relação entre Elvas e Olivença, tu conseguiste com a tua acção, com a ajuda de muitos, levar por diante aquele projecto".

Para o autarca de Elvas este é "um gesto amigo, que vai para a pessoa, mas hoje aqui também homenageamos uma classe que, às vezes, senão cada vez mais, tem dificuldade em se afirmar por aquilo que vai fazendo, os políticos".

Ramón Rocha Maqueda afirmou-se muito satisfeito e honrado com esta cerimónia, "fui 28 anos alcaide de Olivença e continuei a seguir as actividades da mesma. Olivença nunca foi para mim um trampolim, ou uma rampa de lançamento para mais altos cargos. Foi e continuará a ser a paixão da minha vida". Explicando também o processo que esteve na base da construção da Ponte Internacional da Ajuda, e os seus contornos naquela época.

Nesta cerimónia, para além de muitos familiares e amigos, elvenses e oliventinos, estiveram também presentes o presidente da Junta da Extremadura, Guillermo Vara; o secretário de Estado de Politica Territorial del Gobierno de España, Ignacio Sanchez Amor, actual alcaide de Olivença, Manuel Gonzalez Andrade; eleitos da Câmara Municipal de Elvas, representantes das juntas de freguesia do concelho, entre outras entidades civis e militares.

No final, ouviu-se o hino de Olivença com os presentes na sala a aplaudir e a entoar a letra da música, tendo os familiares e amigos de Ramón Rocha Maqueda aproveitado o fim da cerimónia para congratular o ex-alcaide.
Faixa publicitária

ELVAS.com.pt O Portal da Cidade
´