Faixa publicitária
Portuguese English French German Italian Spanish
Faixa publicitária
Faixa publicitária

Reguengos de Monsaraz geminou-se com Cricova, na República da Moldávia

Avaliação: / 0
FracoBom 
 
Reguengos de Monsaraz assinou no passado dia 22 de Maio um protocolo de geminação com Cricova, numa cerimónia realizada nesta cidade da República da Moldávia. Desta forma pretende-se promover o diálogo, a cooperação e a troca de experiências e intercâmbios entre as duas cidades e as suas populações, realizar manifestações de carácter socio-cultural e desportivo com o envolvimento das associações e concretizar projectos mútuos ligados à vitivinicultura, ao turismo e ao lazer.

As caves de Cricova são a principal atracção turística da Moldávia e o seu complexo subterrâneo de túneis alberga a maior adega do mundo, com mais de 120 quilómetros de armazéns de vinho. Na sequência da distinção de Reguengos de Monsaraz como Cidade Europeia do Vinho 2015 e da promoção internacional da marca territorial "Reguengos de Monsaraz - Capital dos Vinhos de Portugal", a autarquia pretende instituir laços de amizade e de cooperação com cidades com forte tradição vitivinícola e assim promover a sua marca e abrir novos mercados para os vinhos produzidos no concelho.

A proposta de geminação com Cricova foi aprovada por unanimidade na Reunião de Câmara de 12 de Abril de 2017 e constituiu um ponto de partida para mobilizar a cooperação entre os dois municípios. Este acordo é fundamental para favorecer e incrementar o crescimento económico local, promover parcerias e cooperação entre as cidades e aprofundar o conhecimento dos costumes e tradições dos dois povos através de visitas e de participações em festivais, exposições e outras manifestações culturais. Reguengos de Monsaraz tem cerca de meia centena de cidadãos moldavos a residir no concelho e representam uma das suas maiores comunidades estrangeiras.

José Calixto, Presidente da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz, esteve na semana passada em Cricova e no dia 21 de Maio reuniu com o Secretário de Estado da Agricultura, Vasile Luca, no Ministério da Agricultura, Desenvolvimento Regional e Ambiente, e com o Director da Agência Nacional da Vinha e do Vinho, Gheorghe Arpentin. O autarca participou ainda numa mesa redonda com os presidentes das localidades vinícolas da Moldávia.

No dia 22 de Maio decorreu a visita à cidade subterrânea do vinho, a assinatura do protocolo de geminação e o espectáculo "Hoje é festa na nossa cidade" com a participação de artistas locais.
Faixa publicitária

ELVAS.com.pt O Portal da Cidade
´