Faixa publicitária
Portuguese English French German Italian Spanish
Faixa publicitária
Faixa publicitária

Primeiro passo na ligação ferroviária de Elvas a Évora

Avaliação: / 0
FracoBom 
 
O primeiro-ministro, António Costa, salientou esta segunda-feira, dia 5 de Março, que o investimento na futura ligação ferroviária Évora-Elvas é "simbólico do momento que se vive na economia portuguesa" e significa um reforço do investimento público. O chefe do Governo português falava na cerimónia do lançamento do concurso para a ligação ferroviária entre Évora e Elvas, que decorreu ao final da manhã no Museu de Arte Contemporânea de Elvas (MACE), a qual deverá iniciar-se até Março de 2019 e terá um custo de 509 milhões de euros, quase metade provenientes de fundos europeus.

Perante o chefe do governo espanhol, Maria Rajoy, António Costa fez esta "nota interna" no seu discurso no qual lembrou que Portugal virou a página da crise ao registar o maior crescimento económico dos últimos 10 anos, em 2017, e o défice mais baixo em 43 anos de democracia. As obras na ferrovia, permitindo a ligação do porto de Sines e Lisboa à fronteira espanhola, são importantes para a Europa e para a Península ibérica, mas também para Portugal.

"É também simbólico do novo momento que vive a economia portuguesa. Vivemos anos de dura crise, conseguimos virar essa página", afirmou o chefe do Governo, estimando num "aumento de 40%" do investimento público em 2018.

António Costa afirmou que "chegou a hora de, em primeiro lugar, apostar também no investimento público e, sem segundo lugar, com o investimento público, ajudar a sustentar este crescimento económico que tem estado assente, sobretudo, no investimento privado e nas exportações".

"É um investimento que contribui simultaneamente para melhores condições para o investimento privado, para internacionalização e para exportação dos nossos produtos e serviços", salientou.

O chefe do Governo espera resultados e efeitos deste "investimento público" que contribua "não só para o crescimento, mas que ajude os investidores a investir, as empresas a exportar e as pessoas a poderem ter mais e melhor emprego".

Para este ano, e depois de um aumento que disse ter sido de 20% no investimento público em 2017, António Costa espera que este ano o aumento de 40% se reflicta positivamente, nos "investimentos em saúde, educação e infraestruturas", para "aumentar a produtividade" da economia "mas também a capacidade de exportar cada vez mais".

Num discurso em se referiu a vários "simbolismos", entre eles o do projecto europeu de solidariedade, que a obra pode representar, António Costa aludiu também ao facto de Elvas, cidade a dez quilómetros da fronteira espanhola.

Elvas foi um símbolo "de separação entre Portugal e Espanha" e, com este projecto, passa a unir o que separou no passado, o que é também uma marca da União Europeia, "unir o que a história separou", disse.

O chefe do Governo português destacou as vantagens que esta linha ferroviária trará para Portugal, com ligações mais rápidas 03:30, com custos 30% mais baixos para quem for operar nos portos de Sines, Setúbal e Lisboa, encurtando distâncias em 140 quilómetros.

"Esta obra vai reforçar a nossa competitividade", disse, sublinhando que esta investimento abre a "porta à Europa" do "porto de águas profundas" de Sines, distrito de Setúbal.

O presidente do município de Elvas, Nuno Mocinha, considerou por sua vez "importante" o lançamento deste projecto ferroviário, que constitui, com o município de Campo Maior e o de Badajoz (Espanha) uma Eurocidade.

Esta ferrovia da linha atlântica, entre Évora e a fronteira de Caia (Elvas), que, ao todo custará, nos próximos anos, mais de 500 milhões de euros, permitirá ligar os dois países por comboio, tendo em vista, especialmente, as mercadorias, o que explica a presença em Elvas do chefe do Governo espanhol, Mariano Rajoy.

Depois da cerimónia, os dois chefes de Governo saíram à rua, foram saudados por alguns populares, Costa até foi cumprimentar algumas pessoas, e seguiram para um almoço em Elvas, no Forte da Graça.
Faixa publicitária

ELVAS.com.pt O Portal da Cidade
´