Portuguese English French German Italian Spanish
Faixa publicitária
Faixa publicitária

METEO: Alerta vermelho para oito distritos devido a risco extremo

Avaliação: / 0
FracoBom 
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou oito distritos do continente em aviso vermelho a partir do final deste domingo por vento muito forte, com rajadas superiores a 130 quilómetros/hora nas terras altas.

Em comunicado, o IPMA explica que este aviso, para os distritos de Viseu, Porto, Guarda, Vila Real, Viana do Castelo, Aveiro, Coimbra e Braga, está válido entre as 19.59 horas de hoje e a 1.59 horas de segunda-feira. O aviso vermelho, o mais grave de uma escala de quatro, indica uma situação meteorológica de risco extremo.

Já numa nota colocada no seu site, aquele instituto explica que o vento irá intensificar-se durante o dia de hoje, "tornando-se forte de sudoeste, com rajadas até 110 quilómetros/hora, e podendo chegar a 130 quilómetros/hora nas terras altas do Norte e Centro até ao início da manhã".

Em causa está a tempestade Ana, formada a noroeste da Península Ibérica, que terá como período mais crítico "o final da tarde de domingo e a madrugada de segunda-feira, com impactos expectáveis devido a ventos fortes, precipitação intensa, queda de neve e forte agitação marítima".

Em aviso laranja devido à previsão de vento forte de sudoeste com rajadas até 70 quilómetros/hora, aumentando gradualmente até 110 quilómetros/hora e 120 km/h nas terras altas ficam os restantes distritos, de Bragança, Évora, Faro, Setúbal, Leiria, Santarém, Lisboa, Beja, Castelo Branco e Portalegre. O aviso laranja, o segundo mais grave de uma escala de quatro, indica uma situação meteorológica de risco moderado a elevado.

Relativamente à chuva, prevêem-se períodos de chuva forte (com alerta laranja) a partir da manhã de hoje e até à madrugada de segunda-feira em Bragança, Porto, Guarda, Vila Real, Viana do Castelo, Aveiro, Coimbra e Braga.

Os restantes distritos, de Évora, Coimbra, Faro, Setúbal, Santarém, Lisboa, Leiria, Beja, Portalegre e Castelo Branco, estão com alerta amarelo, o terceiro mais grave numa escala de quatro.

No que toca à neve, deverá afectar apenas os distritos da Guarda, Vila Real e Braga (com alerta laranja) e de Castelo Branco e Viana do Castelo (alerta amarelo), com volumes acima de 800 e 1000 metros.
Faixa publicitária

ELVAS.com.pt O Portal da Cidade
´