Portuguese English French German Italian Spanish
Faixa publicitária
Faixa publicitária

VILA VIÇOSA: Proposta classificação das Estações da Via Sacra

Avaliação: / 0
FracoBom 
 
A Direcção-Geral do Património Cultural vai propor ao ministro da Cultura a classificação como conjunto de interesse público (CIP) dos Passos de Cristo/Estações da Via Sacra de Vila Viçosa.

O anúncio da proposta de classificação, fundamentada num parecer da Secção do Património Arquitectónico e Arqueológico do Conselho Nacional de Cultura, foi publicado na passada terça-feira, dia 10 de Outubro, em Diário da República.

No Alentejo, designadamente em Vila Viçosa, a Via Sacra “surge como um trajecto urbano definido por Passos ou Estações da Cruz. Estes percursos eram seguidos por fiéis, destinando-se a reviver, e a meditar, sobre a Paixão de Cristo”, refere a Direcção-Geral do Património Cultural, na sua página na Internet.

As Estações de Vila Viçosa, que eram sete, subsistindo apenas cinco, terão sido executadas por ordem da Irmandade do Senhor Jesus dos Passos, instituída, em 1610, por D. Teodósio II, Duque de Bragança, mas, em 1741, as capelas foram reformuladas, tendo sido acrescentados pórticos de mármore.

Comentar

Os comentários deste site são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, ficando registado na nossa base de dados o número de IP.
O portal "ELVAS.com.pt" reserva-se ao direito de não publicar os comentários enviados.


Código de segurança
Actualizar

Faixa publicitária

AUTENTICAÇÃO


ELVAS.com.pt O Portal da Cidade
´