Portuguese English French German Italian Spanish
Faixa publicitária

Operação "Verão Seguro 2017" da GNR decorre até 15 de Setembro

Avaliação: / 0
FracoBom 
A Guarda Nacional Republicana (GNR) informou esta sexta-feira, dia 7 de Julho, que vai reforçar, durante o verão, em todo o território nacional, as acções de patrulhamento e apoio na sua área de responsabilidade, com particular ênfase para os locais de veraneio mais frequentados da orla marítima, festas, romarias e eventos de grande dimensão, bem como nos principais eixos rodoviários.

No âmbito desta operação, está activo o Programa Chave Directa, com o objectivo de garantir a segurança das residências habituais dos cidadãos que se encontram de férias, através da realização de acções de patrulhamento junto das mesmas durante a ausência dos seus proprietários. A adesão ao programa deve ser solicitada pelo menos 48 horas antes da ausência dos proprietários da residência, através da internet, ou de um requerimento entregue no posto da GNR da sua área de residência. O programa Chave directa está activo até ao dia 15 de Setembro.

Também no âmbito da operação Verão Seguro, e pela primeira vez, a GNR realiza o Programa Turismo Seguro, com o objectivo de promover o apoio, a segurança e o combate ao crime contra o turista, nacional ou estrangeiro, contribuindo assim para uma estadia pacífica para quem visita Portugal, para além do reforço de patrulhamento especializado com vista ao atendimento, acolhimento e encaminhamento destes cidadãos em específico. Os militares desenvolvem ainda acções de informação e sensibilização a este público em específico, com a intenção de prevenir os potenciais riscos e perigos durante a sua estadia.

Para promover e facilitar o policiamento de proximidade com os turistas e numa conjuntura de cooperação internacional, a GNR vai contar também com a presença permanente de seis militares da Guardia Civil Espanhola e três militares da Gendamarie Nationale Francesa, para a realização de patrulhamento misto, nas zonas balneares mais turísticas do Algarve, Lisboa e Setúbal, durante os meses de Julho e Agosto. A GNR irá também reforçar o patrulhamento nas zonas turísticas espanholas mais frequentadas pelos portugueses, como Pontevedra e Huelva, com quatro militares. Haverá ainda um reforço do patrulhamento misto com a Guardia Civil, em território português e espanhol, junto às zonas fronteiriças, em eventos de maior dimensão.

Segundo a GNR, a vigilância da orla marítima será reforçada através da Unidade de Controlo Costeiro que tem como missão a vigilância, patrulhamento e intercepção terrestre ou marítima em toda a costa e mar territorial do continente e das regiões autónomas, em particular dos pontos que podem oferecer melhores condições para desembarques de droga bem como prevenir e reprimir a entrada irregular de cidadãos estrangeiros. Vai ainda reforçar as acções de fiscalização de embarcações de recreio nacionais e estrangeiras, com vista a verificar as condições de segurança para a sua operação, por forma a prevenir e reprimir comportamentos que levem a situações de perigo para a navegação.
Faixa publicitária
Faixa publicitária

ELVAS.com.pt O Portal da Cidade
´