Portuguese English French German Italian Spanish
Faixa publicitária

Clínica de Alta Resolução deverá entrar em funcionamento em 2018

Avaliação: / 0
FracoBom 
 
O protocolo entre os municípios de Arronches, Campo Maior, Elvas, Monforte, Sousel, Alandroal, Borba, Estremoz e Vila Viçosa, além da Administração Regional de Saúde do Alentejo, a Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano (ULSNA) e a Coração Delta – Associação de Solidariedade Social, que permite a criação de uma Clínica de Alta Resolução foi entregue esta terça-feira, dia 6 de Junho, no Hospital de Santa Luzia de Elvas.

A criação desta clínica, "pretende resolver um problema desta zona", permitindo que os "utentes possam, num mesmo dia, realizar vários exames, de forma coordenada", e pressupõe uma melhoria na acessibilidade dos utentes, numa política de proximidade, evitando gastos, optimizando recursos e meios.

Nuno Mocinha, em representação dos municípios, referiu que o projecto surgiu por "uma decisão do governo que permitiu a escolha, dos utentes, da unidade hospitalar em que querem ser atendidos", com o objectivo de "prestar um melhor serviço".

Para a prossecução deste projecto "conseguiu-se encontrar os meios financeiros que possibilitaram levar por diante a implementação da clínica".

Assim sendo, o espaço de ambulatório do Hospital de Santa Luzia, em Elvas, é o local que vai ser transformado em clínica de alta resolução, devendo entrar em funcionamento no próximo ano.

Os objectivos deste projecto são o aumento da capacidade instaladas para a prestação de cuidados cirúrgicos de ambulatório, introdução de novas especialidades e técnicas, aumento do volume de produção de meios complementares de diagnósticos e terapêuticas, melhoria das condições hoteleiras para os utentes, requalificação do bloco operatório, melhoria da condições de acondicionamento de equipamentos higiénicos, redefinição dos circuitos internos e por ultimo remodelação da área de recobro.

A clínica de alta resolução, em conformidade com as orientações das redes de referenciação hospitalar, pode assegurar, anualmente, 35 a 40 mil consultas hospitalares, 5.500 exames especiais (dos quais 1.200 de gastrenterologia) e 2.200 cirurgias.

Esta reestruturação tem um valor total de investimento de um milhão de euros, estando prevista uma comparticipação financeira do Programa Operacional Regional Alentejo 2020 de 850 mil euros, sendo que a contrapartida nacional é de 150 mil euros, sendo assegurada pela ULSNA (30 mil euros), Coração Delta (10 mil euros) e os nove municípios (num valor global de 110 mil euros, em nove partes proporcionais às populações de cada concelho).
Faixa publicitária
Faixa publicitária

ELVAS.com.pt O Portal da Cidade
´