Portuguese English French German Italian Spanish
Faixa publicitária
Faixa publicitária

Paco Bandeira recebeu Medalha de Mérito de Elvas

Avaliação: / 0
FracoBom 

Paco Bandeira, o mais reconhecido cantor e autor elvense, realizou no passado dia 19 de Novembro um concerto no Coliseu dos Recreios, em Lisboa, tendo sido distinguido com a Medalha de Mérito de Elvas.

Neste espectáculo, o artista que popularizou a frase “Oh Elvas, Oh Elvas, Badajoz à Vista” apresentou os principais êxitos de uma carreira com mais de quatro décadas.

Francisco Veredas Bandeiras nasceu em Elvas em 31 de Maio de 1945. Iniciou-se a cantar em público, com uma guitarra eléctrica, na estalagem de seu pai, às Portas de Olivença, em Elvas. Já sob o nome artístico de Paco Bandeira, integrou um conjunto musical muito reconhecido, nos anos 60 do século passado: “Os Cinco do Alentejo”, com Antónia Espada, António Ferreira, Lela Calhau e Martinho Garrido.

A entrada no mundo da canção nacional foi feita com a sua vitória no Festival da Canção da Guarda, transmitido em directo pela RTP e apresentado por Henrique Mendes, onde a vitória foi da canção “O Meu Violão”, composta e cantada por Paco Bandeira. Porém, a grande explosão da popularidade de Paco Bandeira fica associada a Elvas, pela canção “A Minha Cidade” e pelo refrão “Oh Elvas, Oh Elvas, Badajoz à Vista”. De resto, ainda hoje, quer no nosso País quer nas comunidades portuguesas espalhadas pelo mundo, se complementam referências a “Elvas” com a expressão “Badajoz à Vista”, ainda na sequência da referida canção.

Ao longo de mais de 40 anos de carreira, Paco Bandeira compôs e interpretou centenas de canções e participou em milhares de espectáculos. Cantor, autor, concorrente a festivais de canção e autor de bandas sonoras de telenovelas são as suas principais actividades no meio artístico.

Paco Bandeira, em 17 de Novembro de 2007, encerrou em Elvas, no Coliseu José Rondão Almeida, a sua presença profissional sobre os palcos, realizando o concerto da sua carreira. Já em 14 de Junho de 2000, a Câmara Municipal de Elvas decidira atribuir o nome de Paco Bandeira a um arruamento da Quinta do Sena.

Pelo seu percurso artístico e pela promoção que proporcionou ao Alentejo através das suas canções e particularmente a Elvas com o tema “A Minha Cidade”, a Medalha de Mérito de Elvas foi atribuída a Francisco Veredas Bandeira, “Paco Bandeira”, de acordo com o Regulamento para a concessão de medalhas: “A Medalha de Mérito destina-se a galardoar indivíduos ou entidades que, pelas suas obras ou acções no campo cultural, artístico, científico, técnico, profissional, desportivo, humano, etc., revelem qualidades e virtudes que devem ser especialmente apontadas ao respeito e consideração públicos, ou de forma a projectar o nome do Concelho no País ou no estrangeiro”.

Comentar

Os comentários deste site são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, ficando registado na nossa base de dados o número de IP.
O portal "ELVAS.com.pt" reserva-se ao direito de não publicar os comentários enviados.


Código de segurança
Actualizar

Faixa publicitária

AUTENTICAÇÃO


ELVAS.com.pt O Portal da Cidade
´