Portuguese English French German Italian Spanish
Faixa publicitária

Museu das Mantas e Teares de Belver vai abrir no Gavião

Avaliação: / 0
FracoBom 
Um museu dedicado às mantas e tapeçarias tradicionais produzidas em Belver, no concelho de Gavião, deverá abrir este ano para "reavivar" a tradição e ensinar a arte aos mais novos, revelou hoje o presidente do município.

"Nós esperamos inaugurar este museu em Novembro. O espaço é composto por uma parte museológica e por uma outra área para trabalhar as peças ao vivo ", explicou o presidente da Câmara Municipal de Gavião, José Pio.

Segundo o autarca, o projecto pretende "reavivar uma tradição bem típica" daquele concelho do distrito de Portalegre, no sentido de "cativar os mais novos" para aprenderem a produzir este tipo de peças.

"É nossa intenção ter pessoas no museu a trabalhar ao vivo. Nós até estamos a ponderar a hipótese de concessionar o espaço a artesãos que queiram usufruir do espaço", disse.

O edifício onde vai surgir o Museu das Mantas e Teares de Belver foi adquirido há vários anos pelo município, tendo o projecto museológico contado com um investimento de 250 mil euros.

Defendendo que o futuro da região passa pelo sector do turismo, José Pio disse que a abertura do museu constitui "mais uma aposta" no sentido de aumentar a oferta turística do concelho de Gavião.

Nesse sentido, o autarca adiantou que estão a ser desenvolvidos vários projectos para dinamizar o sector turístico, sobretudo na praia fluvial do Alamal, como a reactivação da pousada e a recuperação de passadiços.
Faixa publicitária
Faixa publicitária

ELVAS.com.pt O Portal da Cidade
´