Portuguese English French German Italian Spanish
Faixa publicitária

LISBOA E ELVAS: Quatro presos por rapto e burla

Avaliação: / 0
FracoBom 

A astúcia e a violência usadas por quatro homens perigosos levou a Unidade Nacional Contra-Terrorismo da PJ a encetar uma investigação longa e complexa. Burlavam pela net várias pessoas, sacavam-lhes dinheiro das contas e depositavam-no na conta de terceiros, para depois o levantarem sem deixar rasto da sua identidade. Quando estes últimos não colaboravam, eram raptados, agredidos, ameaçadas de morte e perseguidos durante meses a fio.

Os quatro elementos, entre os 24 e 32 anos, detidos em Lisboa e em Elvas, terão feito burlas no valor de várias centenas de milhares de euros. Numa primeira fase, através da internet e usando o método de "phishing", sacavam os códigos de acesso às contas bancárias das vítimas, acedendo às mesmas e tirando-lhes todo o dinheiro.

De modo que não fossem identificados, acabavam por depositar as quantias em contas de terceiros, que depois eram obrigados a levantar o dinheiro e a entregá-lo. Se estes últimos não aceitassem participar, eram espancados, ameaçados com armas de fogo e obrigados, também eles, a dar os códigos de acesso às contas aos criminosos, que assim as usavam a seu bel-prazer. Nas buscas, inspectores da PJ apreenderam diversos bens de luxo e material informático. As autoridades acreditam haver um largo número de vítimas por descobrir em todo o País.

Faixa publicitária
Faixa publicitária

ELVAS.com.pt O Portal da Cidade
´