Portuguese English French German Italian Spanish
Faixa publicitária

TURISMO: Dormidas no Alentejo são as que mais crescem mas proveitos financeiros desaceleram

Avaliação: / 0
FracoBom 
 
O número de dormidas de turistas no Alentejo foi o que mais cresceu no país ao longo do primeiro semestre do ano. Mas os proveitos financeiros não acompanham e registam um aumento reduzido.

No relatório de actividade turística do INE, divulgado hoje, verifica-se que o número de dormidas nos primeiros seis meses do ano, teve um crescimento de 16,8%.

Mas os números referentes a Junho, revelam uma desaceleração da procura, com as dormidas a registarem uma subida homóloga de apenas 2,8%, muito devido à descida da procura interna que registou uma quebra de -3,8% em Junho, quando comparado com o mesmo mês do ano anterior.

Numa análise mais aprofundada é possível também verificar uma mudança no perfil de turistas que dormem no Alentejo. A procura cresce de forma acentuada junto de turistas oriundos de outros países, que se verifica pelo aumento de 19% no mês de Junho e de 25,9% nos primeiros seis meses do ano no número de dormidas de não residentes.

Outra das subidas verificadas está no tempo de estada média que é agora de 1,78 dias.

No sentido inverso está a taxa de ocupação hoteleira que verificou uma queda de -0,8% em Junho, face ao mesmo mês de 2013. Nesse mês o Alentejo verificou a menor taxa de ocupação hoteleira do país, 29,5%. Da mesma forma o rendimento médio por quarto disponível diminuiu de 21,5€, em Junho de 2013 para 20,9€, um ano depois.

Com estes indicadores é possível verificar que, em Junho de 2014, os proveitos totais foram de 5,3 milhões de euros, o que representa um crescimento de apenas 0,3% face ao mesmo mês do ano anterior, segundo o Instituto Nacional de Estatística.
Faixa publicitária
Faixa publicitária

ELVAS.com.pt O Portal da Cidade
´