Portuguese English French German Italian Spanish
Faixa publicitária

Centro Interpretativo Tauromáquico vai "nascer" em Monforte

Avaliação: / 0
FracoBom 
O Centro Interpretativo Tauromáquico de Monforte, no Alto Alentejo, cujo lançamento da primeira pedra está marcado para sábado, representa um investimento de 165 mil euros e deverá abrir as portas em 2014, anunciou hoje o município.

O presidente da Câmara de Monforte, Miguel Rasquinho, explicou à agência Lusa que o equipamento vai servir para "mostrar a força da festa brava no concelho", numa altura que a tauromaquia "sofre vários ataques" por parte de movimentos contra as touradas.

"Acima de tudo, queremos marcar a diferença de Monforte em relação à tauromaquia, pois a festa brava sofre vários ataques e temos que mostrar a sua força no nosso concelho", sublinhou.

O centro, que acolherá um espaço destinado à tertúlia do Grupo de Forcados Amadores de Monforte, vai ser criado nas antigas instalações da biblioteca municipal, imóvel situado no centro daquela vila.

O espaço vai ser composto por áreas para exposições, salas de conferências e audiovisuais e espaços destinados a mostrar e contar a história da tauromaquia mundial e de Monforte, em particular.

A autarquia espera ainda que o centro integre uma parte do espólio dos toureiros do concelho, bem como outros utensílios ligados à festa brava.

"O espaço não é só um museu para mostrar uns capotes ou umas casacas. Acima de tudo, queremos um espaço vivo e dinâmico", sublinhou.

Nesse sentido, o autarca adiantou que o município está em vias de estabelecer protocolos com escolas e com o Instituto Politécnico de Portalegre para serem "elaborados estudos sobre a temática tauromáquica".

A obra vai ser comparticipada em 60 por cento pelo Programa de Desenvolvimento Rural (PRODER).

Com fortes tradições tauromáquicas, o concelho de Monforte é berço de várias ganadarias, cavaleiros tauromáquicos, peões de brega (bandarilheiros), coudelarias taurinas, forcados e de novilheiros.

O município já declarou a tauromaquia como Património Cultural e Imaterial de Interesse Municipal.

"Este espaço pretende também ser a jóia da coroa. Monforte tem muitas tradições nesta área e este aspecto tem que ser potenciado", concluiu.
Faixa publicitária
Faixa publicitária

ELVAS.com.pt O Portal da Cidade
´