Portuguese English French German Italian Spanish
Faixa publicitária

Candidato da CDU em Portalegre quer "devolver" cidade à população

Avaliação: / 1
FracoBom 

O candidato da Coligação Democrática Unitária (CDU) à Câmara de Portalegre, Luís Pargana, afirmou hoje que a cidade está "desleixada e abandonada", considerando prioritário, caso vença as eleições autárquicas de 29 de Setembro, "devolver a cidade" aos portalegrenses.

"Aquilo que é necessário fazer em Portalegre é devolver a cidade aos portalegrenses, pois a cidade é presentemente uma cidade desleixada, abandonada pela governação local", disse o candidato, em declarações à agência Lusa.

O candidato da CDU afirmou ainda que a cidade de Portalegre está "suja", com um comércio e actividades económicas "paralisadas", sendo, por isso, uma cidade "cada vez mais desertificada".

Luís Pargana, de 45 anos, exerceu o cargo de vereador no município de Portalegre, em regime de permanência, com os pelouros da Cultura, Educação, Saúde e Defesa do Consumidor, no mandato 2002/2005.

O candidato da coligação liderada pelo PCP é, desde 2009, chefe de gabinete do presidente da Câmara do Crato (CDU), desempenhando também o cargo de deputado municipal em Portalegre.

O PSD lidera a Câmara de Portalegre há três mandatos consecutivos. O executivo foi inicialmente presidido por José Mata Cáceres, que renunciou ao cargo em 2011.

Desde Agosto desse ano, a presidência é ocupado por Adelaide Teixeira, antiga vice-presidente da autarquia, que era apontada por diversos sectores do PSD como a candidata nas autárquicas deste ano.

O PSD, que recentemente assumiu coligação com o CDS-PP optou, no entanto, por candidatar o médico Jaime Azedo, de 64 anos, decidindo Adelaide Teixeira avançar pelo um movimento Candidatura Livre e Independente por Portalegre (CLIP).

O candidato da CDU quer devolver a Portalegre a "característica de cidade acolhedora" e capaz de "atrair" pessoas e desenvolver actividades nas áreas do turismo, cultura, desporto e associativismo.

"A primeira prioridade é devolver a cidade aos portalegrenses, garantir a obra de proximidade, garantir a beneficiação do espaço público e a sua dinamização e conseguir que a câmara seja uma entidade catalisadora da actividade económica e da articulação entre as diversas instituições", sublinhou.

Desenvolver a economia local e "apoiar" a iniciativa privada são outras prioridades, para que Portalegre "volte a assumir" a característica de capital de distrito.

Para as eleições o PS optou por candidatar o engenheiro civil José Pinto Leite, de 57 anos e o BE vai avançar com o médico José Manuel Basso, de 58 anos, antigo presidente da Câmara de Nisa, eleito pela CDU.

O actual executivo municipal é composto por três eleitos do PSD, outros tantos do PS e um da CDU.

Faixa publicitária
Faixa publicitária

ELVAS.com.pt O Portal da Cidade
´