Portuguese English French German Italian Spanish
Faixa publicitária

Festas de Évora começam na sexta-feira com “uma mão cheia” de actividades

Avaliação: / 0
FracoBom 
As Festas Populares de Évora, incluindo a Feira de S. João, começam na sexta-feira com um programa que "oferece uma mão cheia" de actividades, tendo como ponto alto o Dia da Cidade, a 29 de Junho.

Promovidas pelo município, as Festas Populares da cidade, que incluem a secular Feira de S. João, prolongam-se até ao dia 30 deste mês no recinto do Rossio de S. Brás, às "portas" do centro histórico de Évora.

No Dia de S. Pedro, feriado municipal, realiza-se a habitual cerimónia de reconhecimento público de pessoas e instituições, estando prevista a entrega da medalha de mérito municipal classe ouro à Fundação Eugénio de Almeida (FEA) e a de classe bronze à Associação Teatro do Imaginário.

A câmara justifica a atribuição da medalha à FEA pelo seu contributo em intervenções nos domínios cultural, educativo, social e económico e à Associação Teatro do Imaginário pelo seu trabalho nos domínios cultural, educativo, social e artístico.

Ao longo de 10 dias, segundo os promotores, a Feira de S. João "oferece uma mão cheia" de actividades para todas as idades e para todos os gostos, contemplando iniciativas desportivas, gastronómicas, culturais e sociais.

Na área desportiva, o destaque vai para a realização do Grande Prémio de S. João em atletismo, no domingo, a partir das 10.30 horas, que se desenrola num percurso de cinco quilómetros, com os atletas do escalão principal a percorrer este trajecto por duas vezes.

A Corrida de S. João, como também é conhecida, integra o calendário do Circuito Nacional de Estrada, realça o município, indicando que "uma das novidades deste ano" é a realização, uma hora mais cedo, de uma caminhada e de uma corrida de cinco quilómetros.

A Arena d´Évora vai ser o palco para um concerto de Vitorino, no domingo, para o espectáculo de dança "Aires Flamencos", com Serva la Bari, na segunda-feira, e para a Tradicional Corrida de Toiros de S. Pedro, marcada para o dia 29.

Para a arena, está também prevista a realização de um torneio medieval, no dia 30, organizado pela GNR, cujo bilhete de entrada será entregue por troca de um bem não perecível destinado a uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) de Évora.

Mostras de artesanato e de artes decorativas, exposições de actividades económicas e de pecuária, uma feira do empreendedorismo, lançamento de livros, workshops, seminários e o espaço criança são outras das atracções da feira.
Faixa publicitária
Faixa publicitária

ELVAS.com.pt O Portal da Cidade
´