Portuguese English French German Italian Spanish
Faixa publicitária

ÉVORA: Novo Arquivo e Biblioteca reúne documentos da família Eugénio de Almeida

Avaliação: / 1
FracoBom 
Cerca de 35 mil títulos e milhares de documentos constituem o acervo do Arquivo e Biblioteca Eugénio de Almeida, a inaugurar na terça-feira, em Évora, disponibilizando ao público a documentação das várias gerações daquela família.

A inauguração do novo espaço, propriedade da Fundação Eugénio de Almeida (FEA), insere-se nas comemorações do cinquentenário da instituição e do centenário do nascimento do seu fundador, Vasco Maria Eugénio de Almeida.

O principal objectivo é dar a conhecer e abrir à consulta pública um acervo de informação que retrata os séculos XIX e XX em Portugal através do percurso desta família da alta burguesia portuguesa do século XIX.

No seu conjunto, trata-se de 1.115 metros lineares de documentação, com a Biblioteca Eugénio de Almeida a reunir cerca de 35.000 títulos, enquanto o Arquivo vai concentrar milhares de documentos.

O espaço, refere a FEA, congrega "a documentação produzida e acumulada pelas várias gerações da família", desde o final do século XVIII até à actualidade, e "que constitui o testemunho das suas actividades nos domínios económico, social e político".

Na biblioteca, embora predominem obras dos séculos XIX e XX, "parte significativa" do acervo é constituída por livros antigos (publicações anteriores a 1800), com a FEA a destacar um incunábulo de 1498, "obra rara que compila as cartas de privilégio concedidas à Ordem de Cister".

Detentora de "uma das maiores fortunas em Portugal na segunda metade do século XIX", a família Eugénio de Almeida "alicerçou uma parte do seu sucesso na implementação de um rigoroso sistema de informação".

Graças a este, segundo a FEA, tornou-se possível "assegurar não só a gestão da diversidade e volume de negócios em que os seus membros participaram, mas também a administração de um vasto património imobiliário, grande parte dele de natureza fundiária e disperso pela geografia do território nacional".

A documentação através da qual esta administração se processava vai estar disponível para consulta no arquivo.

Outros documentos reunidos na mesma valência atestam, igualmente, "a obra filantrópica e mecenática desenvolvida por Vasco Maria Eugénio de Almeida, sobretudo entre 1940 e 1975".

"A intervenção na conservação e restauro do Convento da Cartuxa, do Palácio da Inquisição e do complexo de edifícios do Páteo de São Miguel encontra-se registada em fotografias, memórias descritivas, recortes de imprensa e nos livros de receita e despesa da casa", afirmou a FEA.

Informação sobre a obra dos Salesianos em Évora, a construção do Hospital do Patrocínio e a cedência dos terrenos para a construção do Aeródromo de Évora ou de um bairro social na Horta das Figueiras são outros dos muitos documentos do arquivo.

Os livros de contabilidade do arquivo, realça a FEA, permitem ainda “aferir o estilo de vida e outros traços do perfil da elite dos séculos XIX e XX”, pois, registam em detalhe despesas com vestuário, mobiliário e artes decorativas, alimentação, viagens, empregados ou educação.
Faixa publicitária
Faixa publicitária

ELVAS.com.pt O Portal da Cidade
´