Portuguese English French German Italian Spanish
Faixa publicitária
até 04/07/2017
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária

REGUENGOS: António Arnaut recebe Chave de Honra do Município

 
António Arnaut, considerado o "pai" do Serviço Nacional de Saúde, vai receber a Chave de Honra do Município de Reguengos de Monsaraz na Sessão Solene da Assembleia Municipal comemorativa do 43º aniversário do 25 de Abril. O programa que este ano vai assinalar a "Revolução dos Cravos" inicia-se no sábado, dia 22 de Abril, às 14.00 horas, no Pavilhão Municipal, com um torneio de minibasquete e as participações das equipas do ASC/BVRM, Os Belenenses, Núcleo Basquetebol Queluz, Montijo Basket, Estrela de Santo André, Portimonense, André Resende, Juventude Sport Clube, Salesianos de Évora, Ajes Estremoz, Carnide, Atlético Clube de Montemor, “O Elvas” Clube Alentejano de Desportos e o Beja Basket Club.

No dia 24 de Abril, pelas 21.30 horas, realiza-se no Pavilhão Álamo do Parque de Feiras e Exposições o espectáculo "Sons de Abril", com Manuel Sérgio, Sara Sérgio, José Manuel Farinha e Mário Moita e os Trovadores do Sul. No dia 25 de Abril, às 9.30, decorre a Cerimónia do Içar das Bandeiras nos Paços do Concelho, com interpretação dos hinos do Município, de Portugal e da União Europeia pela Banda da Sociedade Filarmónica Harmonia Reguenguense, que depois fará uma arruada pelas principais ruas da cidade. A 42ª Estafeta dos Cravos parte às 10.00 horas da Praça Dr. Manuel Fialho Recto, em S. Pedro do Corval, com passagem cerca das 10.45 horas na Praça da Liberdade, em Reguengos de Monsaraz.

Também às 10.00 horas realiza-se a Cerimónia do Dia do Combatente e do 99º Aniversário da Batalha de La Lys, com romagem ao Largo dos Combatentes para homenagem aos soldados mortos na Grande Guerra e na Guerra Colonial. Pelas 11.00 horas decorre no Salão Nobre dos Paços do Concelho a Sessão Solene da Assembleia Municipal Comemorativa do 43º Aniversário do 25 de Abril, na qual será entregue a Chave de Honra do Município de Reguengos de Monsaraz a António Arnaut.

A autarquia pretende assim homenagear o cidadão que é considerado o "pai" do Serviço Nacional de Saúde, pelo seu reconhecido mérito e prestígio e contributo excepcional para a protecção do direito à saúde de todos os portugueses. António Duarte Arnaut, nascido a 28 de Janeiro de 1936, em Cumieira, concelho de Penela, distrito de Coimbra, licenciado em Direito em 1959 pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, fundador do Partido Socialista, foi Ministro do II Governo Constitucional (1978), formado por coligação entre o PS e o CDS, ao qual foi atribuída a pasta dos Assuntos Sociais. No desempenho do cargo de Ministro dos Assuntos Sociais elaborou a lei que deu origem ao Serviço Nacional de Saúde, uma das mais importantes conquistas do 25 de Abril, permitindo assegurar o acesso à saúde a todos os cidadãos, independentemente da sua condição económica e social, bem como aos estrangeiros, em regime de reciprocidade, apátridas e refugiados políticos.

Depois da Assembleia Municipal, a fechar o programa comemorativo do 25 de Abril, realiza-se a cerimónia de inauguração da designação toponímica da Avenida Comendador Victor Martelo, que foi Presidente da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz entre 1977 e 2009. O seu percurso de vida foi realizado no concelho de Reguengos de Monsaraz, onde nasceu a 1 de Setembro de 1933, foi contabilista, músico, criou um grupo de baile e esteve sempre envolvido em actividades associativas e no Partido Socialista, tendo desempenhado cargos a nível local, distrital e nacional.

Victor Martelo sempre considerou fundamental criar melhores condições de vida à população do concelho, tendo promovido importantes obras como a instalação do saneamento básico em todas as freguesias, a construção do Parque de Feiras e Exposições, a requalificação da vila medieval de Monsaraz, mas também a que considerou a sua obra emblemática: as piscinas municipais de Reguengos de Monsaraz que posteriormente receberam o seu nome. Impulsionador da elevação de Reguengos de Monsaraz à categoria administrativa de cidade em 2004, Victor Martelo foi condecorado pelo Presidente da República, Cavaco Silva, em 2015, com o Grau de Comendador da Ordem de Mérito.

Despiste de automóvel entre Vila Boim e Elvas faz um morto

Um homem de 70 anos de idade, morreu esta terça-feira, dia 18 de Abril, na sequência do despiste, seguido de capotamento, do automóvel que conduzia, perto de Varche, no concelho de Elvas, disse fonte dos bombeiros.

A fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Portalegre indicou que o alerta foi dado às 13.19 horas e que o acidente ocorreu na Estrada Nacional (EN) 4, entre Vila Boim e a cidade de Elvas.

A vítima mortal era a única ocupante do veículo ligeiro de passageiros.

As operações de socorro mobilizaram elementos dos Bombeiros Voluntários de Elvas, a Guarda Nacional Republicana e o Instituto Nacional de Emergência Médica, num total de 17 operacionais.

TERRUGEM: APARSIN promove "Gala de Fados Solidária"

A Associação Portuguesa de Apoio e Reabilitação Sénior de Intervenção Neurológica (APARSIN) promove, na noite do próximo dia 28 de Abril, a partir das 20.30 horas, uma "Gala de Fados Solidária", no Pavilhão Multiusos da Terrugem, no concelho de Elvas.

Para este evento, cujo objectivo é a angariação de fundos para as actividades assistenciais da APARSIN, junto dos portadores de doenças neurológicas, cuidadores e familiares, vão estar presentes oito fadistas: Ana Magarreiro, António Duarte, António José Duarte, José Infante, Júlia Brinquete, Líria Carvão, Manuel Bandarra, Raquel Guerra e Vítor Santos, sendo estes acompanhados à guitarra portuguesa por Paulo Cachinho, e na viola de fado por Mário Carriço.

As entradas para esta "Gala de Fados Solidária" têm um custo de 12 euros, dando esta também acesso a um "petisco solidário".

As reservas podem ser feitas na sede da APARSIN, localizada na Avenida 14 de Janeiro em Elvas, ou através dos telefones 268 622 265, 968 560 931 e 964 466 163.
Faixa publicitária

AUTENTICAÇÃO


ELVAS.com.pt O Portal da Cidade
´