Portuguese English French German Italian Spanish
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária

ÉVORA: Grupo Pro-Évora inaugura exposição na Casa de Burgos

A associação Grupo Pro-Évora inaugurou este sábado, dia 9 de Novembro, na cidade alentejana, uma exposição de pintura, desenho e escultura, com obras da sua colecção e que integraram exposições realizadas nos últimos 40 anos.

Denominada "40 em 100 – A colecção do Grupo Pro-Évora", a mostra vai ficar patente ao público até 3 de Janeiro de 2020, na Galeria de Exposições da Casa de Burgos.

Organizada em colaboração com a Direcção Regional de Cultura do Alentejo e com o apoio de várias instituições, a exposição integra o programa das comemorações do centenário da fundação da associação de defesa do património Grupo Pro-Évora.

VENDAS NOVAS: Mostra dá a prova várias variedades de sopas

Várias variedades de sopas, dos purés às de entulho, vão estar em destaque numa mostra que se realiza no dia 16 de Novembro, no Mercado Municipal de Vendas Novas.

Organizada pelo município, com o apoio de associações e empresas, a iniciativa, denominada "Mostra de Sopas", que vai para a terceira edição, dará a provar aos visitantes caldo verde, sopa da panela, grão com espinafres ou sopa do galo, entre outras.

Pão, licores, compotas, queijos e doces completam o cardápio e até as castanhas assadas têm presença assegurada no certame, ficando a animação musical a cargo do grupo Violas Campaniças da Alma Alentejana e de Paulo Colaço.

ÉVORA: Igreja do século XVI alvo de obras de requalificação

A Igreja do Espírito Santo, em Évora, construída no século XVI, vai ser alvo de obras de requalificação, num investimento de quase 2,5 milhões de euros, com apoio de fundos comunitários.

A candidatura do projecto de requalificação do imóvel ao Programa Operacional Regional Alentejo 2020 foi aprovada e o concurso público para a empreitada já foi lançado, indicou o Seminário Maior de Évora, que é a entidade adjudicante.

Construída pelos Jesuítas entre os anos de 1566 e 1572, a igreja situa-se no centro histórico da cidade alentejana, "paredes meias" com o Colégio do Espírito Santo, o principal edifício da Universidade de Évora (UÉ).

A intervenção, com um prazo de execução de um ano e meio, segundo os promotores, inclui "obras de restauro, estrutura e consolidações, infra-estruturas eléctricas, mecânicas, águas e esgotos, museológicas e acessibilidades exteriores".

A requalificação vai "dotar o edifício de todas as condições necessárias para o tornar num ponto de referência do património cultural, devocional e turístico da cidade", frisou o Seminário Maior de Évora.

Após as obras, acrescentou, está prevista "a abertura regular da igreja ao público e o acesso a espaços antes reservados, como a sacristia e o conjunto de pinturas murais do tecto".

O programa comunitário Alentejo 2020 vai financiar 75% do valor das obras e os restantes 25% são assumidos pelo Seminário Maior de Évora, indicou a instituição, assinalando que o concurso público para a empreitada foi publicado esta semana em Diário da República.

Desenvolvido pelo Seminário Maior de Évora, o projecto conta com a parceria da Direcção Regional da Cultura do Alentejo e do Laboratório HERCULES da UÉ.

Faixa publicitária

ELVAS.com.pt O Portal da Cidade
´