Faixa publicitária
Portuguese English French German Italian Spanish
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária

ELVAS: Festas em Honra do Senhor Jesus da Piedade atraem milhares de visitantes a partir de sexta-feira

As tradicionais festas do Senhor Jesus da Piedade e Feira de São Mateus abrem esta sexta-feira em Elvas, com milhares de romeiros a serem esperados num evento com cerca de três séculos de existência.

O ponto alto das cerimónias religiosas é a Procissão dos Pendões, presidida pelo arcebispo de Évora, Francisco Senra Coelho, marcada para sexta-feira, às 18.30 horas, considerada uma das maiores manifestações religiosas do país, por atingir, habitualmente, dois a três quilómetros de extensão e que por tradição abre os festejos.

Durante os dias de festa, até ao dia 29 deste mês, o Santuário do Senhor Jesus da Piedade, construído entre 1753 e 1779, é visitado por milhares de fiéis.

A romaria de São Mateus é uma das mais importantes do país e o programa dos festejos inclui cerimónias religiosas, espectáculos musicais e pirotécnicos, corridas de toiros e desfiles de bandas filarmónicas.

Promovida pela Confraria do Senhor Jesus da Piedade, a feira inclui uma mostra de actividades económicas, além de áreas destinadas às instituições, gastronomia e venda de produtos regionais.

Os espectáculos do certame, a realizar em recinto coberto, promovidos pela Câmara Municipal de Elvas, contam com a participação de Fernando Daniel, na próxima sexta-feira, José Cid, no sábado, Deejay Telio, no dia 27, e Xutos & Pontapés, no dia 28, a partir das 23.00 horas.

O recinto das festas, no Parque da Piedade, vai contar ainda com a "Praça da Feira", onde grupos musicais e fadistas de Elvas vão ter oportunidade de actuar.

O programa inclui ainda duas corridas de toiros de homenagem ao cavaleiro Joaquim Bastinhas, natural de Elvas, que faleceu em 31 de Dezembro de 2018, com 62 anos. A primeira está marcada para o próximo sábado e a segunda para o dia 27.

A tradição do certame e a devoção dos fiéis ao Senhor Jesus da Piedade são as principais características do evento, que atrai milhares de pessoas, sobretudo de outras localidades do Alentejo e da Extremadura espanhola.

MONTEMOR-O-NOVO: Despiste de camião faz um ferido grave

O despiste de um camião ocorrido esta terça-feira, dia 17 de Setembro, na Estrada Nacional 4, perto de Montemor-o-Novo, causou ferimentos graves no condutor e implicou o corte temporário da via, naquela zona, mas a circulação já se faz de forma alternada.

Fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro de Évora indicou que o acidente, para o qual o alerta foi dado às 11.50 horas, ocorreu junto à saída de Montemor-o-Novo para Vendas Novas e que o pesado de mercadorias transportava pedra.

Fonte do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) precisou que o ferido grave, um homem de 37 anos, condutor da viatura acidentada, foi transportado de helicóptero para o Hospital de São José, em Lisboa.

Segundo a Guarda Nacional Republicana (GNR), a Estrada Nacional 4 esteve cortada ao trânsito na zona do acidente durante cerca de uma hora, para a aterragem do helicóptero do INEM que socorreu a vítima, sendo que, antes e depois, a circulação automóvel decorreu de forma alternada.

As operações de socorro mobilizaram 19 operacionais dos Bombeiros de Montemor-o-Novo, INEM e GNR, apoiados por seis veículos e um helicóptero.

ESTREMOZ: RC3 promove esta quinta-feira um concurso de fotografia

Um concurso de fotografia vai decorrer, na quinta-feira, dia 19 de Setembro, integrado no programa das comemorações dos 312 anos do Regimento de Cavalaria 3 (RC3), de Estremoz, foi hoje divulgado.

O concurso, subordinado ao tema "RC3, 312 anos de História(s)", com participação gratuita, está aberto a todos os interessados.

A concentração dos participantes está marcada para as 7.45 hora, junto à entrada do RC3, e o concurso vai decorrer entre as 8.30 e as 12.30 horas, decorrendo no final um almoço de confraternização.

Cada participante pode apresentar a concurso cinco imagens, em formato digital, a preto e branco ou cor e o júri do concurso atribuirá prémios às três melhores fotografias, além de duas menções honrosas.

Faixa publicitária

ELVAS.com.pt O Portal da Cidade
´