Portuguese English French German Italian Spanish
Faixa publicitária

ÉVORA: Templo Romano alvo de moderna análise estrutural

Construído há 2.000 anos, o Tempo Romano de Évora está, pela primeira vez, a ser alvo de uma análise estrutural, com modernos equipamentos do século XXI, para diagnosticar o seu estado e propor planos de reabilitação e conservação.

O trabalho está a cargo da Universidade do Minho (UMinho), no âmbito de um mestrado europeu em Análise Estrutural de Construções Históricas, e resulta de uma parceria com a Direcção Regional de Cultura do Alentejo (DRCAlen) e o município de Évora.

"O templo tem sido estudado de vários pontos de vista, sobretudo o arqueológico e o da história da arquitectura", mas "esta é a primeira vez que se faz uma análise desta natureza", adiantou à agência Lusa o arqueólogo Rafael Alfenim, da DRCAlen.

Alentejo apresenta nova estratégia para o mercado interno

A Turismo do Alentejo, ERT, vai apresentar, no próximo dia 3 de Fevereiro, a sua nova estratégia de promoção para 2012 e a nova campanha de turismo interno "O Alentejo dá-lhe tudo".

A apresentação vai ter lugar às 11.30 horas, na Escola de Hotelaria e Turismo (EHT) de Lisboa, e contará com a presença da secretária de Estado do Turismo, Cecília Meireles, do presidente do Turismo de Portugal, Frederico Costa e do presidente do Turismo do Alentejo, António Silva.

A apresentação será seguida de um almoço dedicado aos sabores do Alentejo, confeccionado pelos alunos da EHT de Lisboa.

Reforma Administrativa: Junta de Vila de Frades admite mudar sede para evitar extinção da freguesia

A Junta de Freguesia de Vila de Frades, no concelho da Vidigueira, admite mudar a sede para a "villa" romana de São Cucufate para ficar a mais de três quilómetros da sede do município para evitar a extinção.

A sede da junta está situada a menos de três quilómetros, precisamente a dois quilómetros e 58 metros, da sede do município, na vila da Vidigueira, e, por isso, a freguesia poderá ser extinta e agregada a outra, nomeadamente à da sede de concelho, explicou à agência Lusa o presidente da Junta de Freguesia de Vila de Frades, Luís Amado.

"A única maneira de ludibriar a situação e evitar a extinção é mudar a sede" da junta para instalações na "villa" romana de São Cucufate, um sítio arqueológico situado na freguesia de Vila de Frades e que fica a quatro quilómetros da sede do município da Vidigueira, disse o autarca.
Faixa publicitária
Faixa publicitária

ELVAS.com.pt O Portal da Cidade
´