Portuguese English French German Italian Spanish
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária

INAlentejo lança programa estratégico para transferência de tecnologia

O INAlentejo aprovou o programa estratégico do Sistema Regional de Transferência de Tecnologia, que envolve a constituição do Parque de Ciência e Tecnologia do Alentejo.

A assinatura do contrato referente ao programa estratégico realiza-se no próximo dia 26 de Janeiro, em Évora, estando previsto um investimento superior a cinco milhões de euros. Fonte do INAlentejo revelou que deste valor cerca de 4,6 milhões de euros "deverão ser aplicados em infra-estruturas ligadas à bioenergia", sendo promotor o Instituto Politécnico de Portalegre (IPP).

A par desta área, está contemplado um reforço para equipamento do Centro de Atendimento Veterinário, instalado na Escola Superior Agrária de Elvas, assim como a criação de uma Incubadora Tecnológica de Realidade Virtual, cujo promotor é o ICTVR.

Acrescenta a mesma fonte que além do IPP, participam neste projecto um conjunto de parceiros, entre os quais o Instituto Politécnico de Beja e as empresas Galp Energia, Nova Delta e Valnor.

PRESIDENCIAIS: Cavaco Silva pede explicações ao Governo

O terceiro dia de campanha oficial começou nas ruas de Elvas e Cavaco Silva mostrou-se satisfeito com a folga de "800 milhões de euros" no défice de 2010 anunciada bem cedo pelo primeiro-ministro e pelo ministro das Finanças, Teixeira dos Santos. "É um indicador, não é uma garantia. Esperemos que os credores analisem e tenham estes dados em atenção", disse entre os beijinhos e cumprimentos e votos de bom ano, garantindo que as notícias lhe davam razão "quando pediu que não incomodassem o trabalho do governo". Já à noite entrou em cena o lado lunar de Cavaco Silva e, no jantar comício em Castelo Branco, o candidato realçou "que é importante que os nossos políticos falem a verdade, que expliquem aos portugueses porque é que não tomaram as medidas certas na altura certa e qual a justiça na distribuição dos sacrifícios".

Ontem, terça-feira, dia 11 de Janeiro, o candidato-presidente, mostrou-se mais conversador e até comentou os comentários de outros candidatos. "Isso demonstra uma total ignorância do papel de um chefe de Estado", rematou, quando foi questionado sobre se iria interromper a campanha para fazer diligências internacionais de forma a evitar a entrada de ajuda externa no país. A proposta tinha sido feita na segunda-feira por Manuel Alegre. A boa disposição perante os microfones estimulou alguma imaginação na morfologia das palavras. "Não merece um "ínfimo" comentário", garantiu sobre o caso das escutas, novamente posto em cena durante a campanha pelo candidato apoiado pelo PS e pelo Bloco de Esquerda. A palavra não existe, mas a mensagem estava transmitida.

Um assessor interrompeu com indicações as perguntas dos jornalistas que rodeavam o candidato apoiado pelo PSD, pelo CDS-PP e pelo MEP. "Está ali uma cigana com um menino ao colo", gritava para os seguranças, "passem por ali para o professor lhe dar um beijinho". A estratégia de campanha apurada valeu a Cavaco Silva dois sorrisos para a criança em frente às objectivas.

Sem querer confessar em quem vai votar dia 23 de Janeiro, o presidente da câmara, "socialista dos sete costados", como o adjectivavam os populares, recebeu "com muita honra" o candidato da direita nos paços do conselho.

José Rondão Almeida foi confessando "que não simpatizava" com o candidato do Partido Socialista e lançou farpas ao ministério da Cultura: "A candidatura de Elvas a património da humanidade está a correr muito bem, agora é preciso que o ministério da Cultura se mexa, porque tem-se mexido pouco".

PORTALEGRE:Ambipet vai despedir 25 trabalhadores, Fibralegre encerra

A empresa Ambipet, em Portalegre, vai despedir 25 trabalhadores, até ao mês de Março, disse Paulo Cardoso, dirigente do Sindicato dos Fogareiros, Energia e Industrias Transformadoras (SINFOMATE).

De acordo com o dirigente sindical, o gestor da insolvência, que comunicou esta decisão, adiantou que a empresa Ambipet “só é viável com 35 trabalhadores”, situação que poderá vir a ser "apetecível" junto do mercado que queira, num futuro próximo, adquirir a empresa.

Paulo Cardoso explicou ainda que estes despedimentos conduzem, por sua vez, ao encerramento da empresa Fibralegre que laborava exclusivamente com mão-de-obra vinda da empresa Ambipet.

A empresa Ambipet está instalada no Parque Industrial da Quinta de São Vicente, em Portalegre, juntamente com as empresas Fibralegre e Selenis Serviços.

Estas três unidades fabris encontram-se em processo de insolvência.

Sobre o futuro da Selenis Serviços, Paulo Cardoso adiantou que o gestor da insolvência anunciou que, se a empresa Artenius Portugal não liquidar até ao final de Janeiro as contas relacionadas com os serviços prestados, “é o fim da Selenis Serviços”.

A Selenis Serviços (80 trabalhadores) desenvolve a atividade de prestação de serviços técnicos, administrativos e de armazenagem para todas as empresas que compõem aquele parque industrial.

Quanto a pagamento de salários em atraso, o sindicalista adiantou que a situação será regularizada na “próxima semana”.

Em Novembro, a gerência da Selenis Serviços pediu em tribunal a insolvência da empresa, solicitação que foi aceite no início de Dezembro.

Na mesma altura, a gerência da empresa pediu ainda a insolvência das empresas Ambipet e Fibralegre, pedido que também foi aceite pelo tribunal.

Faixa publicitária

ELVAS.com.pt O Portal da Cidade
´