Portuguese English French German Italian Spanish
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária

Empresa Aeromec investe cinco milhões de euros no aeroporto de Beja

A empresa Aeromec - Mecânica de Aeronaves SA e a ANA - Aeroportos de Portugal assinaram esta segunda-feira, 21 de Fevereiro, um acordo visando a construção e exploração no aeroporto de Beja de um hangar destinado à manutenção de aeronaves (wide body e narrow body), anunciou fonte oficial da ANA.

Segundo a mesma fonte, a ocupação "terá um período inicial de 30 anos", ascendendo o investimento global da Aeromec a "cerca de cinco milhões de euros".

"Trata-se de uma importante aposta da iniciativa privada no desenvolvimento do aeroporto de Beja, estimando-se que virá a possibilitar a criação de cerca de 100 postos de trabalho uma vez iniciada a exploração, que se prevê ocorra no decorrer do primeiro semestre de 2012", acrescenta a mesma fonte.

BTL: Turismo Sénior e congresso internacional são destaques do Alentejo

O Congresso Internacional “Alentejo: Património do Tempo” e a campanha promocional “Turismo Sénior” são duas das acções anunciadas pelo Turismo do Alentejo para este ano que se enquadram na estratégia de dinamização do turismo cultural da região e no reforço da promoção no mercado interno e que estarão em destaque na BTL - Feira Internacional do Turismo.

O congresso está previsto para 15 e 16 de Abril, em Portalegre e pretende focar-se na gestão integrada da oferta patrimonial e cultural da região.  O evento prevê a presença de especialistas nacionais e internacionais e pretende-se com este encontro, incentivar a participação na delineação do novo conceito de turismo cultural do património do Alentejo. Entre os temas em debate estão o impacto da "tematização" da oferta patrimonial e o seu relacionamento com a criação artística contemporânea, a obrigatoriedade do branding e a aplicação user friendly dos produtos disponibilizados. 

Além do congresso o Turismo do Alentejo vai lançar uma campanha promocional dirigida ao Turismo Sénior cujo objectivo é minimizar os efeitos da sazonalidade na região, elevando as dormidas do Alentejo durante a semana.

A campanha, integrada na linha de comunicação “O Alentejo Faz-me Bem”, assenta na diversidade de oferta da alentejana e está direccionada para o mercado interno, tendo como público-alvo os seniores activos com mais de 55 anos, com disponibilidade financeira e tempo para viajar, descobrir novos locais e viver novas experiências.

A campanha publicitária está planeada para duas vagas, prevista para Abril - Junho e Setembro - Novembro.

Ainda dentro do âmbito da Campanha “Tempo para ser feliz”, a entidade prevê mais acções para este ano, designadamente acções de guerrilha, press trips, dinamização nas redes sociais, e ainda a segunda vaga de publicidade”, prevista para o final de Março e início de Abril.

SERPA: Feira do Queijo celebra 10 anos

A Feira do Queijo do Alentejo, que se realiza de 25 a 27 de Fevereiro, celebra este ano a sua 10ª edição, naquele que é já um dos eventos com maior dimensão em Serpa, que atrai milhares de visitantes, não só nacionais, mas também da vizinha Espanha.

O Queijo Serpa será o anfitrião de um certame que junta, também, queijos artesanais/tradicionais de todo o país e alguns do estrangeiro. O certame é complementado com a exposição e venda de outros produtos de qualidade do concelho e da região, nomeadamente enchidos, azeite, pão, vinho, mel e azeitonas, mas onde não faltarão, também, os doces conventuais e o artesanato, assim como os petiscos e a gastronomia de Serpa.

O lado cultural deste evento, conta com a participação de grupos do concelho, assim como actividades lúdicas, onde se destaca a tosquia e a ordenha da ovelha, para além do habitual Ateliê do Queijo, onde toda a família pode literalmente “por a mão na massa” e aprender como se faz o Queijo Serpa.

A organização sublinha a importância deste evento não só para o concelho, mas também para toda a região, além de que é um certame que cada vez mais se assume como a grande mostra de queijos nacionais. Daí que, para esta X edição da Feira do Queijo do Alentejo a autarquia pretende “ter mais produtores de queijo” no certame, tendo em conta que um dos objectivos “é que o número de queijos representados aumente de ano para ano”.

Após 10 edições, “inovar é difícil”, garante a autarquia, que, todavia, mantém a aposta na qualidade dos produtos expostos, não só o queijo mas noutros produtos tradicionais que estarão a disposição dos visitantes. Uma das novidades deste ano é a degustação de um requeijão de grande dimensão, especialmente feito para celebrar o décimo aniversário.

Da programação deste ano volta a constar o Ateliê do Queijo, uma actividade desenvolvida pela Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Serpa – que "mostra" como se faz o Queijo de Serpa. A ordenha será outra das actividades a complementar a tosquia, “uma maneira de trazermos elementos importantes para os mais pequenos, já que muitos irão ver esta actividade ao vivo pela primeira vez”, adianta a organização.

Apesar do período complicado que o país atravessa, a organização mostra-se optimista quanto ao sucesso e a qualidade do certame, pelo que esperam mesmo um aumento do número de visitantes vindos de todo o país e também da vizinha Espanha. É que a Feira do Queijo do Alentejo “já se tornou um ponto de compras de produtos de qualidade”.
Aposta na internacionalização

A internacionalização da feira é outra das metas da autarquia de Serpa. Este ano a representação estrangeira vem da vizinha Espanha, com uma queijaria de Badajoz. Aliás, é pretensão da organização ter na edição de 2012 uma “secção de queijos estrangeiros” na nossa Feira.

Faixa publicitária

ELVAS.com.pt O Portal da Cidade
´