Portuguese English French German Italian Spanish
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária

Elvas na Bolsa de Turismo de Lisboa

Elvas vai estar presente na BTL - Feira Internacional de Turismo, que decorre nos pavilhões da FIL, no Parque das Nações, em Lisboa.

A representação elvense vai acontecer no sábado, dia 26 de Fevereiro, às 17 horas, no stand do Turismo do Alentejo, através de um grupo de tocadores de roncas e cantares do Menino, com 26 elementos da Sociedade 1º de Dezembro, o trabalho de artesã Joana Leal ao vivo, com rendas e bordados tradicionais, e uma prova de vinhos.

A Câmara Municipal de Elvas quis estar presente na principal feira turística do nosso País, como forma de prosseguir a promoção do Concelho, junto dos agentes de turismo, nacionais e estrangeiros.

TURISMO: Portalegre recebe novo hotel de 4 estrelas em Outubro

O Rossio Hotel, apresentado esta quarta-feira, durante a Bolsa de Turismo de Lisboa, é uma nova unidade de quatro estrelas situada na cidade de Portalegre. A localização, na Rua 31 de Janeiro, junto ao Rossio deu o mote à denominação do hotel.

"Esta é uma unidade com 18 quartos, vocacionada, pela sua localização (no centro da cidade), para o turismo de negócios e clientes de empresas", explica, Ana Salgueiro, responsável pelo design de interiores da unidade, e que deverá assumir funções na direcção do hotel.

A unidade, que começou a ser construída no final do ano passado, está em fase "avançada" de construção e, como tal, prevê-se que possa abrir ainda este ano, em Outubro.

"A unidade foi construída a partir de um edifício já existente, mas foi praticamente construída de raiz, uma vez que o existente encontrava-se em mau estado", revela Ana Salgueiro.

O Rossio Hotel é propriedade da empresa de construção local, a Seconfral, de João Satiro. O hotel vai custar dois milhões de euros, com financiamento de 75% do Turismo de Portugal. A empresa vai assumir a exploração da unidade e está confiante no sucesso da operação do hotel. "Este é o único hotel no centro da cidade, existe outro, mas fica localizado na zona industrias", afirma.

Dos 18 quartos temáticos, 12 são twins e os restantes seis são quartos de casal, sendo um deles destinado para portadores de mobilidade reduzida. Hotel dispõe ainda de dois espaços com equipamento de fitness, um espaço informático, uma pequena sala de reuniões, sala de pequenos-almoços e estacionamento com acesso directo aos pisos dos quartos para sua comodidade.

"Ao contrário do que se poderia julgar, por ser uma unidade situada no Alentejo, o Rossio Hotel optou por uma decoração moderna, contrastando assim a ruralidade da região", explica a responsável. As cores eleitas para o projecto foram o cinza e o vermelho.

Apesar de ser uma unidade vocacionada para Turismo de Negócios, a responsável não descarta a aposta no turismo de Lazer, uma vez que a unidade está localizada no centro da cidade, sendo o ponto de partida para a visita aos principais pontos turísticos de Portalegre.

A unidade aproveitou a BTL como ponto de partida para a acção promocional do hotel, com o apoio do Turismo do Alentejo.

ALEGRETE: Descoberto novo altar primitivo do sec. XVI

Um ano depois da descoberta das pinturas rupestres na gruta existente na ermida de nossa Senhora da Lapa, em plena Serra de São Mamede, junto a Alegrete, no concelho de Portalegre, foi encontrado, durante as investigações, um novo altar primitivo datado do século. XVI.

De acordo com o professor Jorge Oliveira, que está a coordenar os trabalhos de investigação, as descobertas remontam á pré–história.

Jorge Oliveira avançou estar convicto de que existirão mais grutas naquela zona. Recorde-se que há um ano atrás, foi descoberta uma gruta, com pinturas rupestres, cujo acesso se faz por uma passagem secreta situada sob o altar da capela de Nossa senhora da Lapa, em Alegrete.

Por seu turno, o presidente da junta de freguesia daquela freguesia do concelho de Portalegre avançou que estão a preparar candidaturas para concorrer aos fundos comunitários para que os trabalhos continuem e sejam reforçados. António Chaparro, disse ainda que a sinalização de acesso á capela foi também aumentada, pois houve um acrescimo de pessoas a visitar aquele local.

Há cerca de um ano atrás, uma série de pinturas rupestres, datadas entre o Neolítico e o Calcolítico, foram descobertas, na ermida de Nossa Senhora da Lapa, em plena serra de São Mamede. O achado arqueológico está numa gruta cujo acesso se faz através de uma antiga passagem secreta situada sob o altar do templo.

As pinturas rupestres foram descobertas pela equipa de licenciatura e mestrado em Arqueologia da Universidade de Évora, coordenada pelo professor Jorge Oliveira.

Faixa publicitária

ELVAS.com.pt O Portal da Cidade
´