Portuguese English French German Italian Spanish
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária

METEOROLOGIA: Temperatura vai descer nos próximos dias

As regiões do interior de Portugal continental estão em situação de onda de calor há 11 dias, mas o Instituto de Meteorologia (IM) avisa que a temperatura vai descer nos próximos dias.

Desde o dia 4 de Abril estão em onda de calor as regiões de Bragança, Penhas Douradas, Portalegre, Castelo Branco, Elvas, Évora, Beja e Mértola.

De acordo com o IM, a onda de calor deve-se a uma «predominância da corrente de leste, transportando ar quente e seco no território do continente» causada pela localização do anticiclone dos Açores a Oeste da Península Ibérica.

A partir de hoje, domingo, o IM prevê uma alteração do estado do tempo, aguardando-se precipitação e descida de temperatura, sobretudo a máxima durante a próxima semana.

Empresa Delta Cafés e Centro Histórico de Évora distinguidos com Prémios Turismo Alentejo 2011

Rui Nabeiro, fundados da Delta CafésA Entidade Regional de Turismo do Alentejo, entregouna passada sexta-feira, dia 15, em Elvas, os Prémios Turismo do Alentejo 2011, iniciativa integrada no Congresso Internacional “Alentejo: Património do Tempo”, que terminou ontem, sábado. 

Quarenta e dois projetos candidataram-se este ano à segunda edição destes galardões, que englobavam nove categorias, nomeadamente as áreas de empreendimento turístico, animação turística, turismo rural, enoturismo, evento, operador incoming, gastronomia, comunicação Alentejo e projeto público.

O prémio Especial Turismo do Alentejo foi entregue ao Centro Histórico de Évora pelos 25 anos de Património da Humanidade e à empresa Delta Cafés, pelos seus 50 anos de existência e trabalho desenvolvido na promoção da imagem do Alentejo.

Na categoria de melhor animação turística venceu a Amieira Marina, por ser considerado um destino turístico emergente.

A Adega da Cartuxa (Évora) venceu o prémio de melhor enoturismo pela valorização da oferta na cidade e região.

O júri desta segunda edição foi presidido pelo Comendador Rui Nabeiro e integrou ainda Teresa Ferreira, do Turismo de Portugal, Ana Barbosa, empresária do setor, José Miguel Piçarra, diretor de um diário regional, e Jaime Serra, da Universidade de Évora.

LEGISLATIVAS: Rondão Almeida desiste de ser cabeça de lista pelo PS

O presidente do Município de Elvas, José Rondão Almeida, desistiu de ser cabeça de lista do Partido Socialista (PS) pelo círculo de Portalegre nas próximas eleições legislativas antecipadas de 5 de Junho, informou hoje o político em comunicado.

"Comuniquei hoje ao Presidente da Federação e ao Presidente da Comissão Política Distrital a minha retirada dessa lista, por razões de natureza pessoal, que me impedem de ter o empenho imprescindível à batalha eleitoral que se avizinha", justificou o actual líder elvense.

"Não posso, nem sei, travar uma batalha desta natureza sem ser na sua plenitude", acrescentou.

Recorde-se que a Comissão Política do PS de Portalegre havia aprovado, com 91 por cento dos votos, a lista de candidatos a deputados pelo distrito para as legislativas, marcadas para 5 de Junho, onde constava o nome de Rondão Almeida como número um.

Para o autarca, eleito presidente do município de Elvas por cinco vezes consecutivas com maioria absoluta, também a "reacção de muitos elvenses" contribuiu para esta decisão.

"Os elvenses, sempre que me apresentavam as felicitações, também manifestavam um lamento profundo, como se eu os estivesse a abandonar. Muitos manifestaram-me o seu orgulho, mas também a sua intenção de fazer abaixo-assinados a pedir para que eu não fosse exercer funções fora de Elvas a meio do mandato autárquico", explicou o edil.

Rondão Almeida não esquece "ter merecido a confiança" do partido para encabeçar a lista de candidatos a deputados pelo círculo eleitoral de Portalegre nas próximas eleições legislativas, tendo destacado "o reconhecimento dos colegas" pelo trabalho desenvolvido "em prol da população do distrito".

Aos 68 anos, o autarca elvense, esclarece que "como deputado poderia fazer um bom trabalho, mas perante a reacção da minha população, sinto-me incapaz de de abandonar, sem ser por força da lei, o lugar que mais uma vez me confiaram nas autárquicas de 2009".

Faixa publicitária

ELVAS.com.pt O Portal da Cidade
´