Portuguese English French German Italian Spanish
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária

ELVAS: Lançado novo concurso para a obra do CNT

A Câmara Municipal, na reunião de 13 de Abril, aprovou a abertura de novo concurso para a obra de ampliação das instalações do Centro de Negócios Transfronteiriço, em Elvas. Uma obra no valor de 2,1 milhões de euros, a ser edificada num prazo de 12 meses.
 
Nesta sessão, foi aprovado o documento de prestação de Contas e Termo de Balanço de Tesouraria do ano de 2010, agora a ser enviado à próxima sessão da Assembleia Municipal.
 
A Câmara Municipal foi informada da cedência do Coliseu José Rondão Almeida para dois eventos próximos: 14 de Maio (sábado), às 21.30 horas, corrida de touros da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) de Elvas e 25 de Junho (sábado), 22 horas, sarau gimnomusical.
 
Na área da Educação, foi aprovado o protocolo de gestão dos refeitórios escolares do Concelho, a celebrar com os Agrupamentos números 1 e 2 (Boa-Fé e Santa Luzia) e com a Escola Secundária de D. Sancho II. Também aprovado o plano dos Transportes Escolares de 2011/2012, que envolve 406 alunos e uma média de 1014 quilómetros percorridos por dia nas diversas viaturas municipais afectas a este serviço.
 
A Câmara Municipal de Elvas vai adoptar, entre 2 de Maio e 30 de Setembro, o horário contínuo de trabalho: no edifício central dos Paços do Concelho entre as 9 e as 15 horas e nos serviços operacionais entre as 7 e as 13 horas.
 
Nesta reunião, foram aprovados a doação de livros à Biblioteca Municipal de Elvas e a lista de prémios do 16º Torneio da malha do Concelho de Elvas.

FUTEBOL: "O Elvas" mantem-se líder

"O Elvas" derrotou este domingo o Fronteirense por 4-1no Campo Patalino do Estádio Municipal, em partida correspondente à 11ª jornada da Divisão de Honra da Associação de Futebol de Portalegre.

Com este triunfo o Clube Alentejano de Desportos retoma a liderança da prova, somando agora 24 pontos, mais um que o Sporting Clube Campomaiorense.

Na primeira parte o Fronteirense causou alguns problemas ao sector defensivo do Clube Alentejano de Desportos, com a equipa visitante a dispor de algumas ocasiões para marcar, que só não foram concretizas em alguns casos por inoperância atacante e noutros por boas intervenções do guarda-redes João Cristo.

Ainda com o marcador em 0-0 pertenceu à equipa "azul-e-ouro" a melhor oportunidade, quando aos 25 minutos Pitufa enviou a bola ao ferro da baliza defendida por Teixeira.

O Fronteirense ficou reduzido a dez unidades em cima do intervalo por expulsão de José Antunes, que viu pela segunda vez o cartão amarelo por entrada sobre o brasileiro João Paulo. Pouco depois, em tempo de compensação, Ricardo Parra marcou um grande golo, que colocava a equipa forasteira em vantagem no marcador.

A igualdade foi restabelecida no quinto minuto da segunda parte com um auto-golo do defesa fronteirense Costinha.

A reviravolta no marcador ficou consumada aos 17 minutos da etapa complementar com um tento do brasileiro Glaedson, a culminar um lance individual em que ultrapassou sucessivamente por três adversários.

Perto do final da partida Gladson bisou de livre directo, fazendo o 3-1, numa altura em que Pedro Rosado viu o segundo amarelo e deixou o Fronteirense reduzido a nove unidades. Já em tempo de compensação, Lourinho fez o definitivo 4-1.

Resultados finais desta 11.ª jornada:  "O Elvas", 4 – Fronteirense, 1; Campomaiorense, 9 – Arronches, 0; Gavionenses, 2 – Alegrete, 0; e Castelo de Vide, 4 – Gafetense, 0.

Classificação: 1º -  "O Elvas", 24 pontos; 2º -  Campomaiorense, 23 pontos; 3º - Gavionenses, 22 pontos; 4º - Castelo de Vide, 19 pontos; 5º - Fronteirense, 18 pontos; 6º - Gafetense, 14 pontos; 7º - Alegrete, 2 pontos; 8º - Arronches, 2 pontos. 

Alentejo aprova açorda low cost

Saber escolher os ingredientes e não ficar rendido às soluções rápidas que podem satisfazer as necessidades calóricas, mas não satisfazem as necessidades nutritivas, são alguns dos lemas que norteiam a campanha ‘Comer Bem é + Barato’, que ontem teve a sua primeira iniciativa de rua, em Évora.

No mercado da praça 1º de Maio, o chef André Domingues foi às compras, para depois mostrar à população como fazer uma açorda de pescada com couve portuguesa e salsa, por apenas 1 euro por pessoa. A iguaria recebeu nota positiva.

"A receita é muito boa e já vi que também é barata. Tenho de experimentar fazer em casa", disse Manuel Lavre, um dos provadores.

Além da açorda, o chef mostrou que com este orçamento também é possível fazer uma sopa de tomate e ervilhas, rematando a refeição com uma maçã. "O mais importante é despertar a consciência das pessoas para o facto de se poder comer melhor, sem prejuízo económico, e é isso que pretendemos mostrar", disse André Domingues.

A próxima iniciativa deste projecto da Fundação Calouste Gulbenkian, Associação Portuguesa de Nutricionistas, DECO, Fundação EDP e SIC acontece dia 30, no Mercado da Ribeira, em Lisboa.

Faixa publicitária

ELVAS.com.pt O Portal da Cidade
´